Cannes Lions 2024

Um pouco + sobre o GP Brasileiro em Music

20.06.24

Quando Alaíde Costa encerrou seu show no Carnegie Hall, em outubro de 2023, e foi aplaudida de pé por três minutos pela plateia, um erro de 88 anos, sua idade, acabava de ser reparado. A atração, que teve também a presença de artistas como Seu Jorge, Daniel Jobim, Roberto Menescal e Carlinhos Brown, foi um tributo à histórica apresentação de artistas da Bossa Nova no mesmo lugar em 1962. Tom Jobim, João Gilberto, Sérgio Mendes e Carlos Lyra estavam lá, mas Alaíde, mesmo sendo um ícone do ritmo, não. Por causa da cor da pele e pelo fato de ser pobre, o preconceito ganhou.

A partir dessa constatação, e da mensagem icônica Keep Walking, de seu cliente Johnnie Walker, a AlmapBBDO se organizou para contar essa história de retratação histórica - expressa na campanha “Errata at 88”, vencedora do Grand Prix de Entertainment Lions for Music - leia mais aqui.

A agência toda viveu esse momento. Houve uma grande dedicação de tempo para tornar essa ideia grandiosa. O cliente foi muito parceiro, pois uma ideia dessa é fácil de ser levada para outros lados. Mas mantivemos a rota. A comunicação, hoje, precisa de vários canais, mas tem que ser como uma orquestra, onde você consegue manter a sua narrativa”, explica Luiz Sanches, chief creative officer da BBDO North America.

Com a ideia em mente, a agência foi atrás de Alaíde. “Uma pessoa humilde e batalhadora, que é um talento verdadeiro. É espetacular ver como nossa cultura tem histórias como a dela, não só de injustiça, mas de talentos ricos que não soubemos aproveitar”, diz Sanches. A artista ficou muito feliz com o reconhecimento, mesmo que tardio, segundo ele. Uma sensação muito diferente dos anos 1960, quando se falar que "cantoras negras combinam mais com samba".

A história foi contada nos mais variados meios de comunicação. Na primeira fase, foi produzida e publicada na Folha de S. Paulo uma ‘Errata’ de 70 anos, em página dupla, contando sobre a carreira e reconhecendo a relevância de Alaíde na história e cultura, não só brasileira, como internacional. Na segunda, foi viabilizada a apresentação em homenagem à Bossa Nova no Carnegie Hall.

Sanches chama atenção para a importância de uma ação como essa nos tempos atuais, em que há uma proliferação de canais com histórias e mensagens de marca que raramente se conectam. “Estou tentando implementar essa visão no Brasil, onde temos uma mídia forte, o que nos permite ter uma força de narrativa ainda maior. Podemos ter diferentes canais que podem ser criativos, mas afinar a orquestra que permite todos os instrumentos soem perfeitos é algo que temos que fazer mais. Esse trabalho é isso. São pedaços que vamos acrescentando na história principal”, afirmou o executivo.

O case nasceu como formato e, além da história de Alaíde, outras serão contadas. Sanches não pode revelar ainda quem são, mas a missão de AlmapBBDO e Johnnie Walker de usar o storytelling para recuperar histórias de superação e injustiça, como de Alaíde, continuará. Assim, serão celebradas personalidades que deram, ao longo de sua vida, passos que impactaram o seu entorno e a cultura, deixando um legado para os que vieram depois, independente de terem sido publicamente reconhecidas.

A cobertura do Cannes Lions 2024 pelo Clubeonline tem o patrocínio master de Corazon Filmes e Unblock Coffee e patrocínio de Ampfy, Boiler Filmes, Euphoria Creative, Jamute, MRM Brasil, Purpple, Santeria e Vox Haus.

Cannes Lions 2024