Cannes Lions 2024

Em Brand Experience, a piada venceu. Veja GP

20.06.24

O júri de Brand Experience & Activation vivenciou uma situação pouco comum no festival. Geralmente, os cases que ganham Grand Prix, chamam atenção logo no começo. Em 2024, porém, o vencedor até despertou o olhar mais atento dos jurados, mas não necessariamente de maneira positiva.

Com o desafio de se aproximar de um público mais jovem, a marca norte-americana de biscoitos Pop-Tarts fez uma ação em meio a um jogo de futebol americano colegial. O case "The First Edible Mascot", da Weber Shandwick, foi relativamente simples: um mascote de time teve uma versão comestível tostada durante o jogo e foi servida ao time vencedor no final.

Segundo o presidente do júri, Anselmo Ramos, founder e creative chairman da GUT, a primeira reação do júri foi: “Isso é uma piada?”. Mas o fato de ter chamado a atenção ajudou a campanha a ir conquistando espaço. Ao final, longe da unanimidade, acabou sendo o Grand Prix.

Diante do briefing que eles tinham, foi uma solução muito criativa para o desafio de negócios, que era se conectar com um público mais jovem. Mas também fizemos um convite, com esse case, para as marcas tentarem não se levarem mais tão a sério. Nos últimos anos, a publicidade ficou muito centrada em propósito, e pensamos que ela não poderia perder o outro lado, de entretenimento, de fazer dar risada. As marcas têm esse poder e podem criar grandes conexões”, resume Ramos. “Sempre podemos fazer as duas coisas”, completou.

Os concorrentes ao prêmio máximo foram “Coors Lights Out”, da Rethink do Canadá para Coors Light, “Doordash-All-The-Ads”, da Wieden+Kennedy de Portland e Superette de San Francisco para Doordash, e “The Everyday Tactician”, da McCann Londres para Xbox.

O case de Coors, "Coors Lights Out" também foi da leva do “fazer rir”, pois pegou um lance bizarro no beisebol, onde um jogador quebrou um letreiro digital da marca com sua tacada, e Coors aproveitou o momento para criar copos promocionais e uma série de iniciativas para chamar atenção e brincar com o momento. Já em "Doordash-All-The-Ads", DoorDash, um restaurante delivery, quis falar sobre suas capacidades de entrega, e fez uma ação no Super Bowl em que entregou produtos de todas as marcas que anunciaram no evento para uma pessoa sorteada. A terceira que concorreu foi a campanha de Xbox, "The Everyday Tactician"que já foi Grand Prix em Entertainment Lions for Gaming e Direct

O Brasil ganhou 2 Ouros, com dois cases elogiados pelo júri: “Rice of Glory”, da Grey São Paulo em parceria com o escritório de Buenos Aires e a Mariri, do Equador, para Super Extra, e “Clean Sponsorship”, da DM9 para Consul. O país conquistou ainda 3 Pratas e 3 Bronzes, totalizando 8 Leões - inferior aos 10 de 2023. Ao todo, foram 70 cases premiados pelo júri.

Confira abaixo o case vencedor de Grand Prix, Pop-Tarts, além dos concorrentes DoorDash, Xbox e Coors.

A cobertura do Cannes Lions 2024 pelo Clubeonline tem o patrocínio master de Corazon Filmes e Unblock Coffee e patrocínio de Ampfy, Boiler Filmes, Euphoria Creative, Jamute, MRM Brasil, Purpple, Santeria e Vox Haus.

Cannes Lions 2024