Cannes Lions 2024

GP de Creative Strategy vai para Dentsu, de Amsterdã

20.06.24

Foram cinco horas de discussão para que o júri de Creative Strategy determinasse o GP. O prêmio máximo da categoria foi para A piece of me, da Dentsu Creative, de Amsterdã, para a companhia de telecomunicações KPN. A ação enfrenta um problema que afeta especialmente a população adolescente: a exposição de jovens, sobretudo meninas, por fotos e mensagens de cunho sexual.

Um videoclipe foi lançado em fevereiro em holandês e com uma versão em inglês, abordando esse tema. Segundo a agência, em seis meses, 33 mil jovens dos Países Baixos foram vítimas de encaminhamento desse tipo de foto. Um ponto nessa questão é que frequentemente as vítimas são retratadas como se fossem culpadas disso. Afetadas por essas acusações, muitas adolescentes passam a ter depressão, solidão e outros males correlatos.

A atenção que o videoclipe e a música receberam ajudaram a impulsionar a conversa em torno do compartilhamento dessas imagens, mostrando que é importante responsabilizar quem divulga imagens, entre elas as fakes. Como consequência do debate, o Senado aprovou uma lei contra esses crimes sexuais em março, condenando o sharing sem consentimento desse tipo de cenas.

Uma das questões discutidas pelo júri era ser o case tinha a ver com o momento e se ele teria longevidade. A busca foi por iniciativas que perdurem, saindo do pontual. Por outro lado, também esteve na mesa outra pergunta: “o trabalho poderia funcionar se não envolvesse uma grande estratégia”? Para os jurados, os resultados deste ano remetem a cases em que a estratégia conduz o trabalho criativo e em que a criatividade está na estratégia.

Outra tendência destacada pelos jurados é a coragem de marcas em que entender o que vem acontecendo no mundo e desenvolver posicionamento que procuram gerar mudanças positivas na sociedade.

A jurada brasileira da categoria, Sumara Osorio, Chief Content Officer and Colgate-Palmolive Chief Strategy Officer da VML Latam, observou que a área é muito competitiva e ganha o case mais completo. “Há uma série de fatores que fazem parte da avaliação. O GP teve um impacto sobre a população, entrou na cultura do país. Outros trabalhos também tiveram forte impacto, mas não foram um fenômeno cultural”, explicou.

Sobre o Brasil, que não conseguiu Leões na categoria (leia aqui), Sumara disse que várias campanhas tiveram impacto duradouro, mas às vezes faltava mais de um desses fatores que foram considerados para os Leões, como resultados de negócios ou não ter influenciado a cultura. “Diria que tudo foi por centésimos. Todos os cases eram bons e a gente teve de se agarrar a detalhes. Foi como na ginástica olímpica, em que atletas super treinados podem perder uma medalha por causa de uma balançada pequena”.

A cobertura do Cannes Lions 2024 pelo Clubeonline tem o patrocínio master de Corazon Filmes e Unblock Coffee e patrocínio de Ampfy, Boiler Filmes, Euphoria Creative, Jamute, MRM Brasil, Purpple, Santeria e Vox Haus.

Cannes Lions 2024