Cannes Lions 2024

Creative Commerce: GP resolve problema francês

20.06.24

O principal critério da categoria Creative Commerce Lions foi encontrar cases que integrassem a visão de branding com commerce, ou seja, com a capacidade de construir marcas e gerar negócios. O Brasil teve dois cases nas fases finais da disputa pelo Grand Prix, e ficaram com o Ouro: “Audience Delivery”, da DM9 para iFood, e “Samsung Throwback Deals”, da MRM para Samsung. Também foi premiado pelo país, com Prata, “Handshake Hunt”, da Gut para Mercado Livre - e que foi Grand Prix de Media Lions.

O prêmio máximo acabou indo para um case francês - “Renault - Cars to Work”, da Publicis Conseil para Renault. A iniciativa consiste em resolver um problema básico de pessoas recém-empregadas, mas que ainda estão no período de experiência de três meses: muitas delas moram lounge do trabalho, sem acesso a transporte público. E, nesses primeiros meses, elas também não podem ter acesso a financiamento de carro, pela legislação local. Então, a solução da marca foi disponibilizar carros gratuitamente, para ajudar tanto as pessoas quanto as empresas.

A primeira grande tendência da categoria é vermos ações que constroem marcas e levam a resultados de negócios. O segundo é o quanto a ideia traz resultados a partir de um insight humano. Também vimos o uso de tecnologias e inovações, trazendo empatia para o consumidor, e, por fim, avaliamos o que é realmente novo. Por isso, entendemos que esse case era o melhor”, explica Amy Lanzi, CEO da Digitas, presidente do júri. Representaram o país Angela Bassichetti, Head of Creative Shop APAC da Meta e Tiago Trindade, partner e CCO da Digital Favela.

Confira abaixo o Grand Prix da categoria, além dos dois cases brasileiros que ganharam Ouro.

Com os 2 Ouros e 1 Prata, o Brasil supera seu rendimento em relação ao ano anterior, quando teve 2 Bronzes - relembre aqui. Ao todo, a edição 2024 entregou 19 Leões.

Cannes Lions 2024