Cannes Lions 2024

C/ brasileiro na criação, GP de Innovation detecta diabetes

20.06.24

A categoria de Innovation Lions, presidida pelo brasileiro Diego Machado, CCO global da AKQA, tem a peculiaridade de ter seus trabalhos julgados após apresentações presenciais dos cases. E esse método foi fundamental para garantir o Grand Prix para “Voice 2 Diabetes”, da Klick Health de Toronto para KVI Brave Fund.

O trabalho, que tem como líder criativo o brasileiro Bernardo Romero, maker da agência (leia mais aqui), é um pré-diagnóstico de diabetes que pode ser feito após a captação da voz por dez segundos, por um aplicativo. A solução ainda carece de aprovação das autoridades sanitárias, como FDA nos EUA, e Anvisa no Brasil, para que seja autorizada para uso da população. O protótipo do app poderá, inclusive, ser aplicado para outros tipos de enfermidade futuramente.

“Oito anos atrás deixei minha carreira em bens de consumo no Brasil para focar em criatividade na área de saúde impulsionado pelo meu diagnóstico de diabetes. Hoje subo ao palco de Cannes ganhando um Grand Prix de inovação com um trabalho que muda tudo em diabetes. Voice 2 Diabetes é uma solução que já está tendo um impacto sem precedentes no mundo real através de inteligência artificial, detectando mudanças pequenas na voz, imperceptíveis ao ouvido humano com o objetivo de salvar vidas em escala de maneira barata, acessível e indolor. Como um paciente diabético, e como um dos líderes criativo da Klick Health junto com o nosso CCO Rich Levy, não poderia estar mais feliz em celebrar um trabalho que é a maior tradução do DNA da agência”, comentou Bernardo Romero

Não sabíamos como se poderia chegar a esse pré-diagnóstico dessa forma. Nós nos questionamos se aquilo realmente seria possível. Quando nos mostraram, com seus próprios celulares, a decisão ficou mais fácil de ser tomada. Foi algo realmente inovador e que mostra como a tecnologia pode abrir muitas outras portas de soluções para o futuro”, explicou Diego Machado.

Ele destacou os cases de inteligência artificial, e ressalta que, em meio às tecnologias, o júri focou nas ideias mais poderosas e que causam mudanças - ações com alta tecnologia por trás, e que são soluções de uso simples pelas pessoas - como o caso do Grand Prix.

O Innovation Lions distribuiu 8 Leões - além do GP, houve 1 Leão de Ouro para “Axa - Three Words”, da Publicis Conseil para AXA, mais 2 Pratas e 4 Bronzes. No ano passado, a categoria foi ainda mais exigente, com 6 Leões - um deles brasileiro, para “Transparency Card”, da AKQA para Congresso em Foco.

Confira abaixo o videocase que explica as funcionalidades do "Voice 2 Diabetes".

A cobertura do Cannes Lions 2024 pelo Clubeonline tem o patrocínio master de Corazon Filmes e Unblock Coffee e patrocínio de Ampfy, Boiler Filmes, Euphoria Creative, Jamute, MRM Brasil, Purpple, Santeria e Vox Haus.

Cannes Lions 2024