Cannes Lions 2024

Philips e LePub levam GP de Creative Business Transformation

20.06.24

Um projeto de circularidade da Philips, com a LePub de Amsterdã, foi o grande ganhador da categoria Creative Business Transformation do Cannes Lions 2024. “Refurb”, que recebeu o GP, consiste em uma linha exclusiva composta de produtos devolvidos por consumidores. Recondicionados, eles foram postos à venda com a mensagem “Better Than New”.

Segundo a companhia, em 2023, cerca de 50 milhões de presentes foram devolvidos na União Europeia. Desse total, mais de 10 milhões acabaram em aterros. Na base da ideia de lançar a linha de itens recondicionados, estava uma onda de “presentes conscientes”, que procuram preservar o meio ambiente. Na Alemanha, 1 em cada 3 pessoas diz que ficaria mais feliz em receber algo de segunda mão.

A iniciativa procurou desafiar o pensamento comum de que o novo é sempre melhor. Para isso, a Philips mudou seu modelo de e-commerce, vendendo apenas produtos recondicionados. Não havia na prateleira eletrônica nenhum artigo novo. Só os itens devolvidos e repaginados.

Além disso, foi criada uma experiência com realidade virtual que mostrava aos consumidores as consequências para o planeta pela relação entre os presentes devolvidos e os lotados aterros de produtos eletrônicos. A linha Philips Refurb Gifts foi esgotada.

Para Ariana Stolarz, Chief Strategy Officer global da Accenture Song, a categoria se trata de buscar projetos que transformam negócios por longo tempo. A capacidade de ideias serem replicadas por outros setores também foi destacada.

Ariana disse que inovação não é sinônimo de tecnologia. “Tivemos cases ganhadores que foram impulsionados pela tecnologia e não que foram ‘liderados’ pela tecnologia”, afirmou.

O Brasil não conquistou Leões na categoria (leia aqui).

A cobertura do Cannes Lions 2024 pelo Clubeonline tem o patrocínio master de Corazon Filmes e Unblock Coffee e patrocínio de Ampfy, Boiler Filmes, Euphoria Creative, Jamute, MRM Brasil, Purpple, Santeria e Vox Haus.

Cannes Lions 2024