Cannes Lions 2024

Os GPs de Film e um pouco + sobre nosso fracasso este ano

21.06.24

O Brasil sai do Festival de Cannes com gosto amargo na categoria mais tradicional do festival. Pela primeira vez desde que participa do evento, em 1971, o país não ganhou um Leão sequer no Film Lions.

Foram 52 edições com prêmios na categoria, considerando a edição 2020-21 que reuniu trabalhos dos dois anos, ao longo de 53 anos.

Em alguns anos, o país flertou com o “fracasso”, levando apenas um Leão: 1974, 1980, 2010, 2017 e 2023. Em 2024, a decadência do país na categoria, já observada na quantidade de peças inscritas (leia mais aqui), se confirma.

A história do Brasil em Film Lions começou em 1971, já com três campanhas premiadas: “O nobre”, da Julio Ribeiro/Mihanovich para Swift, que levou Prata, e “Overturn”, da Lince e Rui Agnelli para a Cofap, e “The Big Class Of Satisfaction”, da Hot Shop e Última Filmes para a Lacta, ambos com Bronze.

Desde então, a categoria rendeu 261 Leões ao Brasil, sendo 1 Grand Prix, 47 Ouros, 71 Pratas e 142 Bronzes. Os dados são do Estadão, representante oficial do evento no Brasil. O único GP da história veio com o filme “100”, da F/Nazca S&S para Leica Gallery, em 2015. E o último Leão de Ouro é de 2019, com "The Endless Ad", da Wieden+Kennedy SP para Old Spice.

As razões merecem debates mais amplos. Mas, a princípio, não se pode creditar o fracasso apenas aos budgets reduzidos para as produções no país. “Eu vi grandes ideias vindo de lugares diferentes, que estão tendo uma cultura de fazer filmes. O Brasil está indo bem nas categorias de ativação em Cannes, mas não nesta aqui”, afirmou o representante do país, Rodrigo Jatene, CCO da Wieden+Kennedy na América Latina.

O país teve 3 shortlists em 2024, sendo dois para “Tormenta”, da AlmapBBDO para O Boticário e um com “The Cure”, da Africa para Editora Taverna. A categoria teve apenas 54 peças brasileiras concorrendo, sendo a 15ª em inscrições pelo país - veja aqui.

O melhor de Film

Dois Grand Prix foram distribuídos na tradicional categoria Film Lions. O primeiro para “Women´s Football”, da Marcel Paris para Orange, ideia que percorreu outras categorias do festival e já havia conquistado Grand Prix em Entertainment for Sport (relembre aqui) .

A segunda foi para o filme de quatro minutos “Play it Safe”, da The Monkeys e Accenture Songs da Austrália para a Opera House de Sydney, uma celebração aos 50 anos do centro de entretenimento.

Tor Myhren, vice-presidente de marketing communications da Apple, resumiu em poucas palavras a diferença entre os dois cases: “O da Orange foi a melhor ideia de filme do ano e o case da Opera House de Sydney foi o melhor filme”, afirmou. “No case francês, a execução teve alguns pontos que mereceram observações. Mas ele é muito bom como um todo, e mereceu o Grand Prix por isso”, completou Tor.

Uma das observações do presidente do júri diz respeito a diversos filmes de formato longo que, definitivamente, não fizeram sucesso neste ano.“Existe nos últimos anos uma transição da TV para o online e isso encorajou os formatos mais longos, mas muitos trabalhos que vimos foram muito longos e não estavam bons o suficiente. Até alguns documentários não eram bons. Se há uma grande tendência é que os filmes de 30 ou 60 segundos tem ido melhor, pois as pessoas se sentem desafiadas a contar boas histórias em pouco tempo”, afirmou.

A categoria teve especial atenção para o humor, sendo essa a linguagem dominante nos cases. E também foram destaque os projetos de um mercado que sempre teve boa presença em Cannes e tem retomado sua força na categoria: a Tailândia. O país teve 6 Leões, incluindo Ouros para “What the Fast!”, da Leo Burnett de Bangkok para Krungsri First Choice e “Sammmakorn not Sanpakorn”, da Choojai and Friends para Sammakorn.

Foram agraciados com Ouro um total de 9 filmes ou campanhas, de países como Espanha ("Robbery", da Lolla MullenLowe para Axe-Lynx), Estados Unidos (com "Relax: Tractor" e “Fuzzy Feelings", ambos da Apple), Alemanha ("The First Speech", da Innocean para RSF), Reino Unido ("Idents", do Channel4 e “Trains Now on Uber”, da Mother para Uber), e México ("This is not a Game”, da VML para Movistar).

Confira abaixo os 2 Grand Prix e os 9 Leões de Ouro da categoria que reúne o melhor da publicidade em filme:

A cobertura do Cannes Lions 2024 pelo Clubeonline tem o patrocínio master de Corazon Filmes e Unblock Coffee e patrocínio de Ampfy, Boiler Filmes, Euphoria Creative, Jamute, MRM Brasil, Purpple, Santeria e Vox Haus.

Cannes Lions 2024