Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Nenhum Leão para o Brasil em Film, pela 1ª vez
O Brasil zera em Film e volta para casa sem nenhum Leão, no Cannes Lions 2024.
É a primeira vez (pelo menos desde 1971) que o país não conquista prêmio na categoria que deu origem ao Festival.
O país tinha três finalistas este ano, leia aqui.
Apesar disso, muitos brasileiros espalhados pelo mundo estão nas fichas técnicas de trabalhos premiados para outros países.
A campanha "The First Speech", criada pela Innocean Berlin para a ONG Repórteres Sem Fronteiras, por exemplo, conquista Ouro em Film este ano para Alemanha e tem diversos brasileiros na FT: Gabriel Mattar (CCO), Ricardo Wolff (ECD), Maso Correa Heck (head of art), Will Cega (associate design director) - todos da Innocean -, além dos profissionais da Stink Films São Paulo, incluindo o diretor Giordano Maestrelli, e o time da Satelite Audio.
O filme "47", criado pela Klick Health para Café Joyeux, leva Prata este ano para o Canadá e tem na ficha técnica o brasileiro Bernardo Romero (ECD), além dos profissionais da Canja Audio Culture Curitiba e do Zombie Studio São Paulo.
"The Vault", criado pela Ogilvy de Nova York para Powerade, ganha Prata para os EUA. O trabalho faz parte de campanha global para a marca e traz na ficha técnica os brasileiros Caio Batista e André Santa Cruz (group creative directors).
“Shot on iPhone - Huracán Ramírez vs. La Piñata Enchilada”, criação da TBWA\Media Arts Los Angeles para Apple, conquista Bronze para EUA, México e Japão. Na ficha técnica, estão os brasileiros Pedro Prado (ECD), Raynier Santos (diretor de arte), Daniel Ogawa (diretor de criação associado) e Ulisses Razaboni (diretor de criação), da TBWA\Media Arts Lab Brasil.
Estes são apenas alguns exemplos.
Rodrigo Jatene, chief creative officer Latam da Wieden+Kennedy era o brasileiro no júri da categoria.
Foram inscritos 54 trabalhos do Brasil em Film este ano. De todo o mundo, foram 1887 inscrições.
No ano passado, o país foi premiado com um Leão de Prata, relembre aqui.
A categoria Film vem recebendo menos inscrições ao longo dos últimos anos. Em 2019, antes da pandemia, era a categoria mais disputada. No ano passado, ficou em quarto lugar e este ano caiu para a quinta posição, leia aqui.
A cobertura do Cannes Lions 2024 pelo Clubeonline tem o patrocínio master de Corazon Filmes e Unblock Coffee e patrocínio de Ampfy, Boiler Filmes, Euphoria Creative, Jamute, MRM Brasil, Purpple, Santeria e Vox Haus.