Cannes Lions 2024

GP de Titanium vai para Doordash – c/ BR na criação

21.06.24

O Grand Prix do The Dan Wieden Titanium do Cannes Lions 2024 foi para a empresa de delivery Doordash. A ação “Doordash-all-the-ads”, criada pela Wieden+Kennedy, de Portland, e pela Superette, estúdio criativo da companhia, promoveu uma verdadeira corrida entre o público que acompanhou o Super Bowl neste ano. A empresa se comprometeu a entregar itens de todos os comerciais do Big Game para um consumidor sorteado que levaria tudo, de carros a lanches.

A campanha tem brasileiros na criação: Felipe Ribeiro, CCO da Wieden+Kennedy Portland, e Rafael Segri, Group Creative Director na DoorDash. Além disso, também faz parte do trabalho a Managing Director do Superette, Eli Velez, que é equatoriana, mas trabalhou por anos no mercado brasileiro.

Doordash-all-the-ads” contou com um filme com a locução do ator Laurence Fishburne. O comercial mostrou que as pessoas ligadas no Super Bowl deveriam tentar decifrar o código que daria acesso ao prêmio durante a decisão da NFL. Mas esse código era imenso, o que levou muita gente a fazer buscas na internet.

Simbolizada por um carrinho, a ação começou semanas antes do grande jogo, gerando expectativas. O projeto incluiu parcerias com mais de uma dúzia de marcas, engajamento social 24/7, teasers e um “criador” reportando a experiência em cada passo do caminho.

Perguntado pelo Clubeonline a respeito do maior desafio do case, Felipe respondeu que foi preciso entender todas as implicações e complicações ao longo dessa jornada. "Foi um processo de descoberta. A gente foi encontrando dificuldades em todos os sentidos, a começar por não saber todos os anunciantes que estariam no intervalo do Super Bowl", revelou. "Até o final, a gente precisou adaptar o trabalho para acomodar novos parceiros e produtos a serem entregues. Tivemos que criar essa expectativa nas pessoas pela descoberta de quais comerciais estariam no intervalo, imaginando quais produtos estariam no carrinho. Tivemos de pensar como fazer as pessoas dedicarem seu tempo na busca por um código promocional", completou.

A presidente do júri Debbi Vandeven, CCO global da VML, contou que houve intenso debate para definir o GP, revelando também que as apresentações ao vivo, feitas no Palais des Festivals, ajudaram a chamar mais atenção para um ou outro case - além de mostrar como se dá a relação entre cliente e criativos na hora da defesa da ideia.

Como Debbi lembrou, o Titanium nasceu como forma de provocar o mercado a repensar a própria indústria. Perguntada de que modo o case da Doordash poderia contribuir para essa reflexão, ela destacou a maneira como a construção das parcerias com as demais marcas presentes no Super Bowl foram importantes para esse projeto. “O case inspira empresas a repensar todo seu modelo de negócios”, reforçou.

Outro ponto observado pela presidente do júri se refere à percepção de imagem da marca. “Muitas pessoas pensavam que o Doordash é delivery só de restaurantes. Agora ficou claro que não é só”.
Debbi comentou ainda que muitas campanhas trabalharam com dados de maneira criativa, abrindo uma avenida para iniciativas que exploram melhor dados.

Mais três Leões foram entregues: "Meet Marina Prieto", da David de Madri para a JC Decaux (que tem brasileiros na FT), "The move to - 15", da Edelman de Londres para a DP World, e "The everyday tactician", da McCann London para Xbox.

O Brasil, que teve 3 cases no shortlist, não conseguiu Leões. Veja todos os finalistas aqui.

A cobertura do Cannes Lions 2024 pelo Clubeonline tem o patrocínio master de Corazon Filmes e Unblock Coffee e patrocínio de Ampfy, Boiler Filmes, Euphoria Creative, Jamute, MRM Brasil, Purpple, Santeria e Vox Haus.

Cannes Lions 2024