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BRs na FT no GP de Glass
'Transition Body Lotion', da Ogilvy de Singapura para Vaseline
“Transition Body Lotion”, um projeto da Vaseline (Unilever) que levou dois anos para ser desenvolvido, conquistou o Grand Prix de Glass do Cannes Lions 2024. O projeto foi inscrito pela Ogilvy de Singapura, mas foi criado pelo hub do WPP para a empresa, envolvendo times tanto da Ogilvy quanto da VML. E há brasileiros na FT.
Marco Versolato, CCO do WPP@UL, e Pedro Pedreira, Associate Creative Director da Ogilvy Singapura, estão entre os líderes criativos do projeto.
Lançado na Tailândia no Dia Internacional da Visibilidade Trans, Transition Body Lotion é um produto de skincare feito para mulheres trans. A Vaseline desenvolveu uma loção que levasse em conta as mudanças na estrutura da pele de quem está passando por uma terapia hormonal, que faz parte do processo de transição.
O produto combate o ressecamento, a opacidade e hiper pigmentação com o uso de tecnologia patenteada da Unilever e com a aplicação de substâncias já conhecidas da indústria, como a isoflavona (chamado de “estrogênio vegetal”), mas que não eram aplicadas com esse fim. Transition Body Lotion entrou para o portfólio da companhia.
A Unilever está planejando a expansão internacional da loção – com o Brasil na mira.
Uma parte fundamental desse projeto é que a comunidade trans foi envolvida no processo. Uma “influenciadora” trans da Tailândia, famosa por testar artigos de beleza, experimentou o creme da Vaseline e declarou que, pela primeira vez, encontrou um produto feito para ela. Ouvir essas vozes foi essencial para o projeto e isso foi destacado pela presidente do júri, Cindy Gallop, fundadora e CEO da MakeLoveNotPorn. “O case fez a comunidade se sentir incluída”.
A campanha obteve 158 milhões de impressões na Tailândia e a loção esgotou rapidamente em muitas das 670 lojas da Watsons, que colocou o produto à venda. A intenção de compra cresceu 725% sobre os valores de referência da marca. Segundo Cindy, o novo produto da Vaseline e as estratégias criadas em torno de seu lançamento são exemplo de que liderar mudanças positivas para a sociedade é também algo bom para o negócio.
Jurada brasileira na categoria, Raphaella Martins, Creative X do Program Manager da Meta, destacou o trabalho de longo prazo do projeto. “A Vaseline buscou a comunidade trans para entender no detalhe as necessidades que elas tinham”.
Hub global
Vivendo em Singapura há oito anos, Marco Versolato ressaltou o valor de trabalhar com foco em mercados asiáticos. “Todo mundo deveria morar ao menos dois anos na Ásia. Quando faço uma campanha para a Índia, atinjo um bilhão de pessoas. E preciso encomendar traduções em 11 idiomas”, exemplificou.
Como CCO do WPP@UL, ele responde por quatro marcas: Lux, Ponds, Vaseline e Radiant. O modelo de trabalho permite trabalhar com equipes da Ogilvy e da VML, de quem é contratado. O criativo brasileiro celebra o 1º Leão de Lux e também o 1º GP de Singapura. Além disso, a Unilever conquistou seu primeiro Glass. “Com esse case, desde o primeiro momento pensamos em ganhar Glass. E conseguimos”, contou.
Ele explicou que o projeto começou pela Tailândia por ser o segundo mercado de Vaseline e pelo país ter o terceiro gênero reconhecido.
Dez anos depois
Glass chega a sua décima edição e Cindy, que foi presidente de júri no primeiro ano da competição, comentou que é preciso “olhar para dentro de casa” para perceber se estamos realmente promovendo mudanças que tragam equidade para a indústria. Com apresentações feitas ao vivo, os jurados perceberam que algumas dinâmicas entre clientes e criativos denotavam que o discurso não coincidia com a prática. Nomes não foram citados, mas Cindy disse que ainda há muito a ser feito.
Raphaella reforçou a crítica. “Existe uma frase que é ‘antes de falar de um problema social, a gente olha para dentro de casa’. Precisamos fazer as perguntas difíceis para que o mercado mesmo responda. Em Cannes, vimos muitos homens subindo nos palcos. O número de pessoas negras ainda é pequeno”.
O Brasil ficou com um Leão de Bronze na categoria (leia mais aqui).
Lena Castellón
A cobertura do Cannes Lions 2024 pelo Clubeonline tem o patrocínio master de Corazon Filmes e Unblock Coffee e patrocínio de Ampfy, Boiler Filmes, Euphoria Creative, Jamute, MRM Brasil, Purpple, Santeria e Vox Haus.