Cannes Lions 2024

BR na FT: Repórteres Sem Fronteiras abocanha GP for Good

21.06.24

Composta por três filmes, a campanha “The First Speech”, criada pela Innocean de Berlim para a entidade Repórteres Sem Fronteiras, conquistou o Grand Prix for Good do Cannes Lions 2024. O trabalho tem brasileiros na criação e na produção. O prêmio é atribuído a projetos desenvolvidos para ONGs, associações benemerentes e fundações sem fins lucrativos.

A campanha tem os brasileiros Gabriel Mattar (Chief Creative Officer), Ricardo Wolff (Executive Creative Director), Maso Heck (Head of Art) e Will Cega (Associate Design Director) na criação. A produção é da Stink. E a produção de áudio, da Satélite.

O trabalho destaca a importância do jornalismo independente e da liberdade de imprensa para informar bem eleitores do mundo todo. Como este ano está marcado por processos eleitorais em mais de 80 países, o braço alemão da ONG, que completou três décadas de existência, decidiu chamar atenção para “autocratas disfarçados de democratas”.

Com “The First Speech”, são apresentadas palavras cheias de esperança e em defesa da democracia emitidas por políticos que tinham sido recém eleitos e se pronunciavam às devidas nações. Posteriormente, essas pessoas se voltaram contra alguns direitos humanos e veículos independentes. O mote da campanha esclarece a mensagem da entidade: “A perda de liberdade nunca é óbvia à primeira vista”.

Dirigidos pelo brasileiro Giordano Maestrelli, os filmes trazem trechos dos primeiros discursos de Vladimir Putin (Rússia), Recep Tayyip Erdoğan (Turquia) e Nicolás Maduro (Venezuela) quando se tornaram presidentes (leia mais aqui).

A agência destacou que “The First Speech" não é uma campanha política, contra a esquerda ou a direita. Ela aponta o dedo a líderes autocratas de todos os espectros. “É uma campanha corajosa, que aborda o tema mais candente em todo o mundo: a perda de liberdade – que se liga diretamente a um cliente que luta pela liberdade de imprensa”.

A série de três filmes esteve centrada em Putin, Maduro e Erdogan porque os três ainda estão no poder. “Cada um foi eleito por voto popular, mas desde então eles se tornaram autocratas. À medida que a Alemanha se aproxima das suas próprias eleições, o país está assistindo uma forte ascensão da extrema-direita – a maior desde a era nazi”. Segundo a agência, “The First Speech” é um lembrete que carrega uma "mensagem poderosa": sem imprensa livre e informação adequada, a história vai continuar se repetindo.

A cobertura do Cannes Lions 2024 pelo Clubeonline tem o patrocínio master de Corazon Filmes e Unblock Coffee e patrocínio de Ampfy, Boiler Filmes, Euphoria Creative, Jamute, MRM Brasil, Purpple, Santeria e Vox Haus.

Cannes Lions 2024