Cannes Lions 2024

GP de Audio & Radio 'errou' música para testar audição

17.06.24

Em 2024, a categoria Audio & Radio Lions privilegiou projetos que tratam do áudio de uma forma mais ampla, indo além do formato rádio - algo refletido na mudança de nome da categoria - antes Radio & Audio (leia essa e outras novidades do Cannes Lions 2024 aqui).

Para marcar esse movimento, o júri buscou dar o Grand Prix a uma peça que tivesse compromisso com a criatividade e que celebrasse o propósito da marca. Em “The Misheard Version”, da Golin de Londres para a Specsavers, o objetivo era ampliar a busca das pessoas por testes de audição. Esse tipo de exame é desprezado pelas pessoas pois, de uma certa forma, é visto como algo apenas para pessoas com mais idade.

A ideia da agência foi retomar o sucesso de Rick Astley, “Never Gonna Give You Up”. A música-chiclete foi regravada pelo próprio artista, dessa vez, com pequenas mudanças na letra. E, então, foi espalhada pelas rádios e plataformas, para gerar reações espontâneas. Assim, as pessoas com boa audição logo notaram que havia algo de diferente. Um amplo debate se iniciou nas redes sociais sobre a versão equivocada da música.

O videoclipe teve 20 milhões de visualizações em pouco tempo. O objetivo da ação, depois revelado, era fazer as pessoas se atentarem à necessidade de testar a audição, com aumento real na busca pelo exame, de cerca de 66%.

Nessa categoria, quisemos celebrar o propósito das marcas e buscar trabalhos com compromisso com a criatividade, algo que debatemos antes mesmo de ver as peças. Foi uma escolha fácil, pelo fato de ter criatividade e amplificar os resultados, criando uma discussão nacional que ajudou, de fato, muitas pessoas”, explicou Simon Vicars, Chief Creative Officer da Colenso BBDO da Nova Zelândia, presidente do júri.

No ano anterior, o Grand Prix havia sido concedido para a campanha com as peças ‘Ad Agency’, ‘Lawyer’ e ‘Strip Club’, da Skinny, criada pela Colenso BBDO. Era uma peça mais tradicional do meio “Rádio”.

O Brasil ganhou 1 Ouro, 1 Prata e 1 Bronze, sendo o Ouro e a Prata para “UninterruptAd”, da Africa para Budweiser. A ação partiu do fato de que há mais de 500 músicas disponíveis na plataforma do Spotify que citam a marca (como "My Luv”, de Kafé). A campanha parte de uma realidade muito comum no Brasil, de pessoas que têm o plano básico e são interrompidas pela publicidade.

A ação consistiu em se programar a publicidade através dessas músicas que promovem a marca de forma indireta e espontânea há tantos anos, já categorizadas em playlists que correspondem ao gênero favorito de cada um, ou aquela que estejam escutando, para criar uma experiência orgânica, com uma boa integração com a experiência do usuário.

Eu gostei muito, pois é um case que vem de uma realidade do Brasil, de uso de versão grátis, mas com interrupção, e para a qual se encontrou uma solução criativa. Também notamos nessa categoria a volta do humor com bastante força ao festival. É muito divertido ver como cases de países tão diferentes conseguem fazer as pessoas rirem”, explicou Vicars. O Bronze foi para “Rock DNA”, da AlmapBBDO para Billboard.

Veja os premiados do Brasil no Audio & Radio aqui.

O Audio & Radio deste ano entregou 23 Leões, muito em linha com os dois anos anteriores, com 22 em 2023, e 23 em 2022. Para o Brasil, o resultado foi ligeiramente superior ao de 2023, quando também ganhou 3 Leões, porém, com 1 Ouro e 2 Bronzes. O país emplacou 5 cases no shortlist de 2024, e não teve representante no júri.

Veja abaixo o ganhador de Grand Prix e o case brasileiro de Budweiser que conquistou Ouro.

A cobertura do Cannes Lions 2024 pelo Clubeonline tem o patrocínio master de Corazon Filmes e Unblock Coffee e patrocínio de Ampfy, Boiler Filmes, Euphoria Creative, Jamute, MRM Brasil, Purpple, Santeria e Vox Haus.

Cannes Lions 2024