Cannes Lions 2024

2 GPs em Outdoor, que premiou tecnologia e simplicidade

17.06.24

O júri de Outdoor Lions entregou 57 troféus, número pouco inferior aos 59 do ano passado, e concedeu 2 Grand Prix.

Pelos critérios do júri, o primeiro prêmio buscou algo que trouxesse impacto visual e que fizesse as pessoas pararem em frente ao anúncio, com potencial de fazê-los pensar. Já o outro quis consagrar um projeto que mostre um pouco das possibilidades de unir tecnologia e criatividade. “Esperava-se um ano de imagens geradas por inteligência artificial, mas por sorte, não foi”, brincou o presidente do júri Marco Venturelli, CCO do Publicis Groupe da França.

As peças “Stairs”, “Corner” e “Doorstep”, da Lola MullenLowe de Madrid para Magnum (Unilever), trazem a realidade das pessoas que, em meio aos invernos pesados do Reino Unido, se sentem presas em casa, muitas vezes passando dias sem sair para a rua. E, nesse período, a venda de sorvetes cai muito. Por isso, a marca quis mudar a narrativa e convidou as pessoas a ir pra fora e encontrar os pequenos “momentos de verão” e tomar seu Magnum. As peças quiseram inspirar as pessoas a encontrar os pequenos pedaços de sol em meio ao frio, e trouxe resultados, com uma alta de 66% nas vendas da linha clássica do sorvete.

Já a outra campanha vencedora de Grand Prix foi “Adoptable by Pedigree”, da Colenso da Nova Zelândia para Pedigree. Em meio à missão da empresa de enfrentar a questão dos cachorros abandonados, a marca lançou a ação que faz com que todos os outdoors de Pedigree passassem a trazer imagens tratadas de cachorros que possam ser adotados.

A tecnologia está presente com um modelo de IA que transforma uma foto qualquer de um cachorro de abrigo em uma fotografia de qualidade de estúdio, criando uma imagem em CGI que pode ser posicionada em qualquer formato de mídia. Todos os cachorros que serão vistos nos anúncios tradicionais, focados em venda de produtos, poderão ser adotados. Quando isso acontece, o animal desaparece dos anúncios e entra outro no lugar.

O Brasil, que foi representado no júri por Andre Sallowicz, Creative Partner da AMV BBDO do Reino Unido, conquistou 1 Ouro, com “Clean Sponsorship”, da DM9 para Consul. A ação, que teve bastante repercussão no Brasil, consistiu no patrocínio da Consul ao tradicional Juventus, clube do bairro da Mooca em São Paulo. Na disputa da série A2 do Campeonato Paulista, o clube jogou com a camisa “limpa”, sem menção à marca, uma forma de criar uma relação mais forte com o time a seus torcedores.

Sobre o case brasileiro mais bem posicionado, o presidente do júri Marco Venturelli foi bastante elogioso. “Provavelmente minha escolha, foi meu favorito”, confidenciou. “É uma ideia tão forte que conseguiu criar lembrança de marca mesmo sem o patrocínio na camisa. Inclusive, me surpreendeu a quantidade imensa de patrocinadores que vão nas camisas dos times brasileiros e essa estratégia ajudou a tornar a marca mais visível e falada que todos esses”, afirmou. “É uma ideia de PR, muito simples, uma ideia do mundo real. E que virou Outdoor também”, completou.

O país ganhou 8 Leões, sendo 1 Ouro com o case da DM9 para Consul, que também ganhou 1 Prata, uma das 5 que o país levou. As outras foram com a série “Lemon”, Coffee” e “Eye”, da David para Faber-Castell, “Whopper Island”, da DM9 para Burger King e “Thanks for Coke - Creating”, da VML São Paulo, Nova York e Kansas City para Coca-Cola (com 2 Pratas). O país conquistou ainda 2 Bronzes com “Salvation Hanger”, da WMcCann para Exército da Salvação e “The Cruise Heist”, da 404 e Galeria para divulgar “La Casa de Papel”, da Netflix.

Veja abaixo filme da mesma campanha dos anúncios de Magnum, que ganharam o Grand Prix, e o case brasileiro de Consul, premiado com Ouro.

A cobertura do Cannes Lions 2024 pelo Clubeonline tem o patrocínio master de Corazon Filmes e Unblock Coffee e patrocínio de Ampfy, Boiler Filmes, Euphoria Creative, Jamute, MRM Brasil, Purpple, Santeria e Vox Haus.

Cannes Lions 2024