Cannes Lions 2024

GP de Print & Publishing tem brasileiros na ficha

17.06.24

Uma peça de Print, mas com presença ampla em OOH, "Recycle Me", da Ogilvy de Nova York para a Coca-Cola, faturou o Grand Prix da categoria Print & Publishing, que concedeu 21 Leões, número inferior aos 26 do ano passado, e igual aos 21 de 2022.

A campanha é composta por uma série de imagens que mostra o logo de Coca-Cola após uma lata ser esmagada durante o processo de reciclagem - uma forma de estimular essa prática. A ação tem brasileiros na ficha técnica: Luis Ribeiro, managing partner, Vitor David, produtor, além de Gabriel Nobrega e Mateus de Paula Santos, diretores de cena da Vetor Zero/Lobo.

"Alguns critérios para a escolha foram a capacidade de contar boas histórias, a tecnologia que ajuda a levar a mensagem para fora do print e as peças que sejam de fatos icônicas, o que sempre foi diferencial nessa área. Achamos que o GP será lembrado daqui cinco ou dez anos pelas pessoas. Também destaco a volta de grandes marcas à categoria, como Coca-Cola, Unilever e L'Oréal, mostrando projetos muito bons. É um retorno à raiz e ao brilho do Print, com sua simplicidade e pureza", analisou o presidente do júri, John Raúl Forero, presidente e CCO da DDB Colômbia.

O presidente da área destacou ainda o rendimento da Ibero-América, que ganhou 3 dos 4 Ouros com a série “Stairs”, “Corner”, “Doorstep” e “Wall”, da Lola Mullen Lowe Madrid para os sorvetes Magnum (Unilever), além de “Thanks for Coke-Creating”, que inclui a VML de São Paulo na criação, e “Braided History”, da DDB Latin de Porto Rico para L´Oreal.

Segundo ele, houve debate sobre o GP com a peça da Unilever (Magnum), mas o caráter avaliado como icônico do projeto da Ogilvy e Coca-Cola pelo júri fez a diferença.

Brasil

O Brasil teve 1 Ouro, com “Thanks for Coke-Creating”, e 4 Bronzes com a campanha “The Beer Inside the Music - AmericanQuartet e Febem”, da Africa para Budweiser, além de “Black Lights”, da AlmapBBDO para Bradesco Seguros, Goma-Empregue Afro e Museu Afro-UFBA, “Reprint Nica”, da BETC Havas (e Havas Costa Rica) para La Prensa Newspaper, e “Last Drop”, da Lepub (e Publicis Group Benelux) para Heinz. O país teve 13 shortlists nesta edição.

Veja os premiados do Brasil no Print & Publishing aqui. O resultado supera o rendimento de 2023, quando o país levou 1 Prata e 2 Bronzes.

A campanha “Thanks for Coke-Creating” consiste em celebrar as formas espontâneas e não-oficiais com que as pessoas de comércios locais trabalham a marca icônica da Coca-Cola, com reinterpretações de todos os tipos que podem ser vistas, por exemplo, nas paredes de bares, mercadinhos e demais pontos de países como Austrália, Índia, Indonésia, África do Sul, México e Brasil. A ação é uma forma de tributo à contribuição de pessoas de todo mundo à cultura da marca. Assim, centenas de versões se traduziram em publicidade da própria Coca-Cola, em print, outdoor e social, também com latas customizadas e design aplicado a itens como máquinas de refrigerante a caminhões. A campanha chegou a 3,78 bilhões de pessoas, segundo dados da inscrição em Cannes.

É uma campanha que veio bem avaliada do shortlist. Para subir de Prata para Ouro tive que defender e mostrar o contexto, destacando que esse tipo de logo de pintura faz parte da vida das pessoas em diversos países. As peças trazem memórias afetivas e realmente fazem parte da vida e da cultura das pessoas”, defende Vinicius Stanzione, Chief Creative Officer da Leo Burnett e representante do Brasil no júri.

Ele ressaltou os projetos com cultura única e reforçou a importância de ter brasileiros no júri, pois muitas questões passam batido pelos jurados, mesmo que explicadas no case.Tive que contextualizar muitos shortlists que não foram compreendidos. É importante ter jurados de todo o mundo. Quando você faz parte da cultura, acha que já está explicado, mas para quem olha de fora é difícil de entender. Todos trocaram muita informação nesse júri”, reforça o brasileiro.

Abaixo espie o Grand Prix e o trabalho brasileiro que ganhou Ouro, ambos cases da Coca-Cola.

A cobertura do Cannes Lions 2024 pelo Clubeonline tem o patrocínio master de Corazon Filmes e Unblock Coffee e patrocínio de Ampfy, Boiler Filmes, Euphoria Creative, Jamute, MRM Brasil, Purpple, Santeria e Vox Haus.

Cannes Lions 2024