arrow_backVoltar

Cannes Lions 2024

Direct e Outdoor lideram inscrições brasileiras e Film segue em baixa

17.06.24

A categoria de Direct é que mais atraiu inscrições brasileiras no Cannes Lions 2024, com 200 peças participantes. Fecham o grupo das cinco primeiras Outdoor (196), Brand Experience & Activation (191), Media (177) e Social & Influencer (144).

Um dado que chama a atenção: a categoria Film, que origina o Festival, é apenas a 15ª em inscrições pelo país e nada parece indicar uma mudança nessa tendência. A área recebeu as mesmas 54 peças inscritas da edição anterior, porém, ficou como a 13ª com mais inscrições.

Leia aqui sobre a performance de Film nas inscrições gerais, saindo do posto de categoria mais disputada do Cannes Lions antes da pandemia, em 2019 (liderança que manteve até 2022) para a atual posição: a quinta.

A lista de trabalhos inscritos pelo Brasil neste ano mostra uma grande variação em diversas categorias. A única mudança brusca de 2023 para este ano é o fim da categoria Mobile, mas como ela tinha apenas 29 inscritos pelo país - cerca de 1,5% do total - não é a causa das mudanças.

A categoria com maior crescimento em 2024 é Pharma, com alta de 250%, em que se pese o número absoluto baixo - de 2 para 7 peças. Em segundo lugar está Titanium, a categoria das grandes ideias que foi de 10 para 23 peças - alta de 130%. Depois, Glass (15 para 23), Creative Strategy (32 para 49) e Print & Publishing (51 para 78) tiveram curiosamente um salto de 53%.

Do outro lado, a maior redução foi em Entertainment for Music (53 para 34) com queda de 35%, Innovation (9 para 7), com -22%, Health&Welness (84 para 66), com -21%, Entertainment for Gaming (62 para 50), com -19% e Audio&Radio (49 para 42), com -14%.

Já em escala mundial, Brand Experience & Activation lidera com 2262 peças inscritas, seguida por Outdoor (2053), Direct (2025), Media (1888) e Film (1887), esta, categoria que segue entre as principais do festival. No top 5 do Brasil, Social & Influencer fecha em sexto lugar no ranking mundial (1769)

Confira os números de inscritos por categoria em 2024, no mundo, e o recorte específico do Brasil:

Número de inscrições por categoria - Mundo - Total: 26753

Brand Experience & Activation 2262
Outdoor 2053
Direct 2025
Media 1888
Film 1887
Social & Influencer 1769
Film Craft 1552
PR 1528
Health & Wellness 1252
Industry Craft 1001
Design 927
Creative Strategy 814
Entertainment 762
Audio & Radio 759
Print & Publishing 734
Entertainment Lions for Sport 665
Sustainable Development Goals 593
Digital Craft 552
Creative Commerce 551
Entertainment Lions for Music 442
Entertainment Lions for Gaming 407
Creative B2B 371
Creative Data 366
Creative Effectiveness 306
Creative Business Transformation 271
Pharma 232
Innovation 231
Titanium 200
Luxury & Lifestyle 188
Glass: The Lion for Change 165


Número de inscrições por categoria - Brasil - Total:  2066

Direct 200
Outdoor 196
Brand Experience & Activation 191
Media 177
Social & Influencer 144
PR 120
Entertaniment for Sport 91
Print & Publishing 78
Industry Craft 72
Health&Welness 66
Creative Commerce 62
Design 62
Sustainable 61
Entertainment 55
Film 54
Entertainment for Gaming 50
Creative Strategy 49
Film Craft 48
Audio&Radio 42
Creative Data 36
Entertainment for Music 34
Creative B2B 31
Creative Effectiveness 31
Difital Craft 28
Glass 23
Titanium 23
Creative Business Transformation 22
Innovation 7
Pharma 7
Luxury & Lifestyle 6

A cobertura do Cannes Lions 2024 pelo Clubeonline tem o patrocínio master de Corazon Filmes e Unblock Coffee e patrocínio de Ampfy, Boiler Filmes, Euphoria Creative, Jamute, MRM Brasil, Purpple, Santeria e Vox Haus.

Cannes Lions 2024

/