Cannes Lions 2024

GP de Design tem brasileiros na FT

18.06.24

Uma ideia simples e inclusiva. Desse modo foi apresentado o GP de Design do Cannes Lions 2024 nesta terça-feira, 18: “Sightwalks”, criado pela Circus Grey de Lima para Sol Cement. O projeto, que conta com brasileiros na criação, oferece um novo sistema de sinalização tátil para pessoas com deficiência visual que circulam pelas ruas de um bairro da capital peruana.

A ideia consistiu em estabelecer um “vocabulário” de termos que permite a identificação de lugares que estão no entorno. Ou seja, o piso tátil das calçadas desenvolvido pela agência traz mais do que direcionamentos para a locomoção. Ela informa se a pessoa está perto de um supermercado ou banco, por exemplo.

A simplicidade é muito importante. E levamos isso em consideração no júri. Uma questão a ser respondida é como resolver um problema realmente complicado por meio de uma solução simples, que é fácil de entender e que é fácil de gerar engajamento”, afirmou a presidente do júri, Fura Johannesdottir, CCO global da Huge.

Na criação de “Sightwalks” estão os brasileiros Gabriel Schmitt (CCO global), Manir Fadel e André Gola, que atuaram como integrantes do board. Manir é o atual CCO da Grey Latam, além de CEO da Grey Brasil, um cargo rotativo entre os CCOs da região. Gola é ECD da Grey Brasil (a estrutura da rede no Brasil não participou diretamente do projeto).

O jurado Shingo Sato, head de design da Design Bridge and Partners, contou que outro case que disputou o GP foi “856-How-To-Quit-(Opioids)”, da Serviceplan, de Munique para Anzen Health. O case, que é finalista de Titanium (leia mais aqui), transformou essa classe de medicamentos, que têm venda controlada, em complementos de números telefônicos da linha de apoio 855-How-To-Quit. O que pesou em favor do trabalho peruano foi o alcance que a ideia tem. Isso porque o conceito de piso tátil pode ser adotado por diferentes países, enquanto a campanha da Serviceplan está voltada ao consumidor estadunidense. “’Sightwalks junta simplicidade e genialidade”, resumiu.

Resgate que virou Ouro

Sobre os Leões brasileiros, Sato comentou que “Black Lights”, da AlmapBBDO para o Bradesco Seguros, tinha ficado no shortlist. Mas ele foi resgatado. Os jurados entenderam que era preciso valorizar algumas subcategorias que não estavam sendo contempladas. Livros era uma delas.

Revista pelo júri, a campanha conquistou Ouro devido à qualidade da execução e à maneira como ela trouxe à tona uma história que estava escondida. O Bradesco Seguros patrocinou o livro “Luzes Negras”, feito em parceria com o Programa Goma de Mentoria e o Museu Afro-Brasileiro da Universidade Federal da Bahia. Ele traz histórias de personalidades negras, como a escritora Maria Firmina, a primeira romancista da literatura brasileira, que são vistas a partir de uma luz negra que revela letras “escondidas”. “A narrativa foi fortalecida por esse recurso”, explicou.

Na categoria, o país recebeu também 1 Prata e 1 Bronze (veja aqui).

A cobertura do Cannes Lions 2024 pelo Clubeonline tem o patrocínio master de Corazon Filmes e Unblock Coffee e patrocínio de Ampfy, Boiler Filmes, Euphoria Creative, Jamute, MRM Brasil, Purpple, Santeria e Vox Haus.

Cannes Lions 2024