Cannes Lions 2024

Saiba + sobre o GP brasileiro de Entertainment for Music

18.06.24

O Grand Prix de Entertainment Lions for Music é brasileiro. A campanha “Errata at 88”, de Johnnie Walker, dentro da mensagem “Keep Walking” e com criação da AlmapBBDO, foi um conjunto de ações promovidas pela marca para celebrar o talento de Alaíde Costa, recuperando a importância histórica de uma artista que não teve espaço em tempos onde se dizia que “cantora negra se dava melhor com samba, e não com bossa nova”.

A ação começou com uma Errata de 70 anos, peça de página dupla publicada na Folha de S. Paulo, reconhecendo a relevância histórica da artista no cenário da Bossa Nova. Como segunda parte da campanha, Alaíde Costa estrelou um show no Carnegie Hall, em outubro de 2023, ao lado de artistas como Seu Jorge, Daniel Jobim, Roberto Menescal e Carlinhos Brown. A apresentação era um tributo à histórica apresentação de artistas da Bossa Nova no mesmo lugar, em 1962. Na ocasião, Tom Jobim, João Gilberto, Sérgio Mendes e Carlos Lyra estavam lá, mas Alaíde não.

É um grande exemplo de uma marca entrando em uma história, e nesse caso, a tempo de construir uma campanha que fez algo certo por uma mulher que foi parte da Bossa Nova, mas excluída do movimento, sem poder viajar aos palcos. A causa trouxe essa mulher para o grande palco de forma impactante”, afirmou Madeline Nelson, head of Independent Label Relations da Amazon Music.

O jurado brasileiro, Henrique Tanji, CEO e fundador da Ritmika, ressaltou que a diversidade do júri possibilitou um julgamento positivo e que os cases do shortlists já tiveram excelente nível. “Todos teriam qualidade para Leão. É uma grande responsabilidade achar o melhor direcionamento para essa categoria. No caso do GP, o interessante foi entender o poder da música para contar histórias e corrigir erros do passado. É uma mensagem de retratação, e tomara que encontremos mais Alaídes Costas para nos inspirar”, afirmou o brasileiro.

O Brasil teve ainda 1 Prata com “The Forbidden Gift Shop”, da Gut para MercadoLibre, e “VW 70 Years Campaign”, da AlmapBBDO para Volkswagen. A categoria distribuiu 16 Leões, com 1 Grand Prix, 2 Ouros, 5 Pratas e 8 Bronzes.

O país, aliás, tem excelente retrospecto na categoria de música. Em 2020-21, o case ‘Feed Parade’, da Gut para Mercado Livre, foi um dos Grand Prix e, em 2019, foi a vez de ‘Bluesman’, da AKQA para Baco Exu Do Blues ganhar o prêmio máximo de Entertainment Lions for Music, categoria que existe desde 2019.

Na edição da categoria no ano passado, o país teve 5 Leões, incluindo 1 Ouro.

A cobertura do Cannes Lions 2024 pelo Clubeonline tem o patrocínio master de Corazon Filmes e Unblock Coffee e patrocínio de Ampfy, Boiler Filmes, Euphoria Creative, Jamute, MRM Brasil, Purpple, Santeria e Vox Haus.

Cannes Lions 2024