Cannes Lions 2024

Com brasileiros, GP de Entertainment consagra superação de afegãs

18.06.24

O Grand Prix de Entertainment consagrou a história real do time juvenil feminino do Afeganistão. As atletas usaram o WhatsApp como ferramenta principal para se organizarem e deixarem o país - em um momento em que o Talibã voltava ao poder, em 2021, com a ameaça de banir as mulheres das práticas esportivas. O case foi inscrito pela Creative X de Palo Alto e Modern Arts, de Los Angeles.

E há brasileiros na ficha: Rodrigo Moran, Head of Creative de Family of Apps da Meta; e Lucas Heck, Creative Director da Meta.

O case é centrado na história de Farkhunda Muhtaj, ativista e atleta do time, e se tornou atração no Amazon Prime. com o documentário “We Are Ayenda”, que trouxe entrevistas, e os textos reais de mensagens que as dez jogadores utilizaram para se organizarem para a fuga e continuar jogando o esporte que tanto amam. Na atração, fica claro o papel do WhatsApp como canal para envio de informações confidenciais, como documentos, que foram cruciais para preservar a segurança delas durante a fuga. O risco era real, já que caso algum documento fosse interceptado, a vida de todas correria riscos.

Tivemos que definir padrões para as discussões. Muitos trabalhos eram entretenimento puro, sem marcas. Vimos muito de inteligência artificial como técnica para permitir experiências, humor, e o multicanal. Foi uma decisão unânime. Uma história de confiança muito atrelada ao produto, mostrando os valores de confiança e segurança da marca”, explicou o presidente do júri Geoffrey Edwards, managing director da GALE, dos Estados Unidos.

A categoria teve ainda 3 Ouros: um para a própria “We Are Ayenda” - e os outros para “American Cancer Story”, da Klick Health de Toronto para Change the Ref e “Women´s Football”, da Marcel de Paris para Orange.

O Brasil teve 2 Bronzes, com “Hutukara”, da DM9 para o Salgueiro e Urihi Yanomami, a ONG de proteção à população Yanomani, e “The Princess and the Crown”, da Soko para Sunsilk. No ano de 2023, a categoria teve 1 Bronze pro Brasil.

A categoria teve 27 peças premiadas, com 1 Grand Prix, 3 Ouros, 8 Pratas e 15 Bronzes. O país foi representado no júri por Patrícia Moura, fundadora e CEO da Pride Content.

Confira abaixo o vencedor do Grand Prix:

A cobertura do Cannes Lions 2024 pelo Clubeonline tem o patrocínio master de Corazon Filmes e Unblock Coffee e patrocínio de Ampfy, Boiler Filmes, Euphoria Creative, Jamute, MRM Brasil, Purpple, Santeria e Vox Haus.

Cannes Lions 2024