Cannes Lions 2024

GP de Entertainment for Gaming: dos games para a vida real

18.06.24

Em diversos cases de Entertainment for Gaming, e em outras categorias da track de Entertainment, foi uníssona a mensagem da conexão dos games com a vida real, e o quanto habilidades aprendidas em games podem ser úteis e relevantes, trazendo impactos positivos para o dia a dia das pessoas.

No Grand Prix da categoria, “The Everyday Tactician”, da McCann de Londres para o XBox, essa tendência foi elevada à última potência. O game Football Manager é conhecido por dar aos jogadores o poder de gerenciar um time de futebol, tomando decisões que os ajudem a conquistar títulos. No case, o pequeno time inglês Bromley decidiu recrutar do mundo dos games um analista tático. O contratado foi Nathan Owolabi, queentrou para a comissão técnica do clube. O resultado? O time fez sua melhor campanha em décadas, subindo de divisão para a League 2 (a quarta divisão inglesa). A história de Nathan foi contada pela TNT Sports.

Tivemos intensos debates, mas quando chegamos aos principais concorrentes, quando você chega ao topo, precisamos entender quem deu um passo além”, afirmou a presidente do júri Lydia Winters, Chief Storyteller da Mojang Studios.

Ela destacou case scomo “This is Not a Game”, da VML do México para Movistar, case que visou alertar os pais sobre os perigos da relação entre jogos online e o crescimento dos crimes na vida real, e “Game Loan”, da Paradais DDB de Guayaquil para Banco del Pacífico, uma forma de driblar a falta de acesso dos jovens aos empréstimos bancários, que coloca a conta do game como garantia. Ambos ganharam Ouro. No entanto, disse Lydia Winters, o case de XBox foi “holístico e olhou para todas partes de conexão da mensagem com as pessoas”.

As marcas estão começando a entender o quanto os games podem mudar vidas positivamente. Nos trabalhos, percebemos a evolução deles em termos de representação no mundo da criatividade, ajudando a gerar engajamento em campanhas multifacetadas e resultados tangíveis”, explicou a presidente.

A presença brasileira teve 2 Leões, ambos para o case “The Gaming Fridge”, da LePub de São Paulo, em co-criação com o escritório de Milão, com 1 Prata e 1 Bronze. No total, 15 Leões foram distribuídos, com 1 Grand Prix, 2 Ouros, 5 Pratas e 7 Bronzes. Nicolle Merhy, CEO da Game Code, representou o Brasil no júri. No ano passado, o pais havia tido participação melhor, com 7 Leões, incluindo 1 Ouro.

Confira o Grand Prix da categoria:

A cobertura do Cannes Lions 2024 pelo Clubeonline tem o patrocínio master de Corazon Filmes e Unblock Coffee e patrocínio de Ampfy, Boiler Filmes, Euphoria Creative, Jamute, MRM Brasil, Purpple, Santeria e Vox Haus.

Cannes Lions 2024