Cannes Lions 2024

A força do futebol feminino no GP de Sports

18.06.24

Vídeo viral mais visto da história da França, e que ajudou a mudar a percepção das pessoas sobre o futebol feminino, “Women´s Football”, da Marcel de Paris para Orange, já era um dos favoritos à categoria Entertainment for Sports, já que possuía prêmios anteriores como o Best of Show do The One Show. E foi o Grand Prix da categoria.

A ação criada para estimular o apoio da população à seleção francesa feminina, e lançada pouco antes da Copa do Mundo realizada em 2023, consistia em um compilado de imagens de grandes jogadas da seleção francesa masculina, com craques como Mbappé e Griezmann.

No entanto, ao final, se revela que, graças a truques de imagem, os lances eram de jogadoras da seleção feminina - que receberam o rosto dos homens, em um deepfake bem intencionado. Ficou claro o quanto elas são técnicas e habilidosas, tanto quanto eles, derrubando preconceitos.

A parte técnica da campanha envolveu buscas de imagens de atletas, para encontrar gestos técnicos parecidos, tornando o resultado mais próximo do real. Foram 200 milhões de visualizações orgânicas e 2 bilhões de impressões. E mais que isso: mudou a percepção das pessoas, já que 92% das pessoas que foram impactadas tiveram uma impressão positiva sobre o futebol feminino.

O esporte feminino está finalmente atraindo atenção das grandes marcas, e vimos isso nessa categoria e nesse case. Elas entenderam que podem estar juntas de grandes histórias como essa, que capturou o momento cultural que vivemos, em que o futebol feminino se torna um grande fenômeno em crescimento”, afirmou Louise Johnson, CEO da Fuse, presidente do júri.

Segundo a profissional, o case não apenas trouxe positividade e criatividade, mas ajudou a mudar percepções sobre a excelência atlética das atletas.

Entertainment Lions for Sport concedeu 21 Leões, com o Grand Prix e 4 Ouros para “We Are Ayenda”, da CreativeX e Modern Arts para WhatsApp (outro case de futebol), “Lap of Legends”, da FCB Nova York para Michelob Ultra, “Runner 321”, da FCB Toronto para Adidas, e “Olivera dos Cen Anos”, do Celta de Vigo e Visit Little Spain para o próprio clube espanhol.

A presença brasileira ficou por conta de “Audience Delivery”, da DM9 para iFood, que ganhou 1 Prata, e “The Sweet Side of Sponsorship”, da Isla Republica para Gatorade e “Imaginary Squads”, da Galeria para Itaú, ambos com Bronze. Rafael Ziggy, CCO da Soko, representou o país no júri. Os 3 Leões representam uma queda de 50% em relação aos 6 conquistados em 2023, quando houve, inclusive, 2 Ouros.

A cobertura do Cannes Lions 2024 pelo Clubeonline tem o patrocínio master de Corazon Filmes e Unblock Coffee e patrocínio de Ampfy, Boiler Filmes, Euphoria Creative, Jamute, MRM Brasil, Purpple, Santeria e Vox Haus.

Cannes Lions 2024