Cannes Lions 2024

Digital Craft confere GP para Spotify – e tem BRs na FT

18.06.24

O Spotify conquistou o GP de Digital Craft, revelado nesta terça-feira, 18, com um trabalho que conta com brasileiros na criação. “Spreadbeats”, que também é finalista de Titanium, é criação da FCB New York, que tem Danilo Boer como global creative partner e Eduardo Tavares como ECD.

Spreadbeats” é um videoclipe de quase 4 minutos, com trilha do artista John Summit, desenvolvido para destacar, por meio de um plano de mídia no Excel, o valor da sua plataforma para publicidade, Spotify Advertising.

Para isso, entra em cena uma animação de uma carinha divertida que vai percorrendo e transformando o plano, conforme a música, por assim dizer. O projeto pretende inspirar parceiros da plataforma de streaming a ter um outro olhar quando se deparar com um plano de mídia do Spotify. O time criativo conseguiu codificar todo o videoclipe em um único arquivo Excel de 10MB.

“Na FCB, tentamos sempre resolver os problemas de negócio dos nossos clientes. Quando a Spotify precisava falar com mídias para vender mais propaganda, fomos no coração do problema: o  e-mail com um arquivo de Excel que eles recebem a cada 3 meses com o RFP, transformando completamente algo que nunca tinha sido explorado. Uma solução que revoluciona a maneira que o cliente vende o seu produto.” - Danilo Boerglobal creative partner da FCB.

Além dos brasileiros da FCB, a campanha tem a Colossal, de Curitiba, na pós-produção. A produção é da Uncharted Limbo Collective, de Londres.

Para Kentaro Kimura, CCO internacional e corporate officer da Hakuhodo, que presidiu o júri, a ideia foi transformadora, ainda mais por tratar de um assunto chato: exatamente a planilha de Excel. E isso de forma criativa e com um alto nível de craft. “Esse é um plano de mídia que só pode ser oferecido pelo Spotify. A ação demonstra uma nova maneira de fazer business B2B”, declarou.

Outra campanha premiada que tem brasileiros na FT é “47”, da Klick Health de Toronto - Bernardo Romero responde como “maker da agência. Também trabalharam nesse case as produtoras Canja Áudio Culture, de Curitiba, e Zombie Estúdio, em São Paulo.

O Brasil tinha duas peças no shortlist, mas elas não foram convertidas em Leões. O jurado representante do país na categoria foi George "Benson" Acohamo, founder e CEO da BSN Creatives

A cobertura do Cannes Lions 2024 pelo Clubeonline tem o patrocínio master de Corazon Filmes e Unblock Coffee e patrocínio de Ampfy, Boiler Filmes, Euphoria Creative, Jamute, MRM Brasil, Purpple, Santeria e Vox Haus.

Cannes Lions 2024