Cannes Lions 2024

GP de Film Craft vai para Alemanha

18.06.24

The Square Meter”, filme da Heimat\TBWA, de Berlim, para a Hornbach, varejista do mercado de construção, conquistou o Grand Prix de Film Craft do Cannes Lions 2024. A mensagem da campanha é que, mesmo em espaços exíguos, como muitos apartamentos de hoje em dia, as pessoas podem se sentir vivendo no melhor que há.

Como o custo de vida está crescendo na Europa, a população está escolhendo lares com espaços cada vez menores – e apertados. A rede Hornbach decidiu mostrar que, com criatividade e habilidade, é possível transformar os lares.

O filme, que tem produção da Revolver, de Sydney, e da Tony Petersen Film, de Berlim, traz muitas movimentações do protagonista em um ambiente pequeno interconectado como outros espaços menores. Foram criadas diversas maquetes do prédio estreito.

O comercial teve como concorrente ao GP “C4 Idents 2023”, do Channel 4, que teve criação interna (4 Creative) e produção da Art Practice, de Londres.

O Brasil conquistou um Ouro e um Bronze com “Ashe Versus”, trabalho da TBWA\ Health Collective, de Nova York, e da produtora The Youth, de Curitiba, para a Moderna, dos EUA (leia aqui). Na produção está a Satelite Áudio, de São Paulo, junto com a The Youth. Na pós-produção, está mais uma produtora curitibana, a Colossal.

O foco do filme está em Arthur Ashe, ex-tenista dos EUA e ativista dos direitos civis e educador de saúde, além de ser o primeiro homem negro a vencer um Grand Slam, circuito mundial de tênis. Ele era famoso também por ser um rebelde elegante. O ex-tenista morreu em 1993, por problemas associados à Aids, que, no ano anterior, revelou ao mundo ter contraído.

O curta é uma homenagem ao estilo de Ashe, dentro e fora das quadras. Gravações de voz, fotos e imagens de arquivo foram reunidas nessa peça que brilha pela qualidade da animação.

Jurado da categoria, Dulcidio Caldeira, diretor e fundador da Boiler Filmes, comentou que o Brasil foi bem na competição de Film Craft. Dentre os aprendizados dessa experiência, ele afirmou que a verba para uma produção influencia em muitos resultados, quando se trata de Craft. Caldeira ressaltou que o tempo também pesa muito na qualidade de um trabalho. São lições que ficam da disputa da categoria neste ano.

A cobertura do Cannes Lions 2024 pelo Clubeonline tem o patrocínio master de Corazon Filmes e Unblock Coffee e patrocínio de Ampfy, Boiler Filmes, Euphoria Creative, Jamute, MRM Brasil, Purpple, Santeria e Vox Haus.

Cannes Lions 2024