Cannes Lions 2024

Em Social & Influencer, o humor venceu (GP)

19.06.24

Em um ano em que o Cannes Lions ampliou a presença do humor em diversas categorias, Social & Influencer escolheu como Grand Prix o case “Michael CeraVe”, estratégia da Ogilvy PR de Nova York em que a marca CeraVe, de cuidados com a pele, teria o seu primeiro comercial de Super Bowl, para atingir uma audiência além do seu público no TikTok.

Para aproveitar o espaço, escolheu como astro o ator Michael Cera, mas o destaque foi a estratégia além da TV. Em um filme viralizado antes do evento, ele apareceu se afirmando o dono da marca CeraVe, com imagens de farmácias com adesivos de seu rosto nos produtos da empresa. “Deixe meu creme hidratar você”, afirmou, em outra peça teaser.

A vastidão dos trabalhos na categoria é grande. Consideramos alguns critérios como a do impacto da ação na vida real das pessoas, e se aquilo fez algo pelo negócio da empresa, além de ter algo corajoso e surpreendente”, afirmou Amy Ferguson, CCO da agência Special U.S., presidente do júri.

O GP, segundo ela, teve a capacidade de pontuar o futuro de Social & Influencer, além de correr riscos. E, com isso, uniu criatividade e resultados, impactando a cultura e os negócios.

O outro concorrente pelo prêmio máximo foi “Gonna Need More Tide”, da Saatchi&Saatchi de Nova York para Tide, outra aposta no humor, de uma marca já acostumada com esse território. Na ação, o objetivo é aumentar a venda de um produto mais concentrado, ideal para máquinas de lavar maiores que proliferam nos Estados Unidos. Assim, a ação colocou o ator-meme Kumail Nanjiani em situações do dia a dia que ocasionam sujeira, como a de garrafas de refrigerante que explodem, para mostrar que todos precisam da marca.

O Brasil teve como melhor resultado as 2 Pratas com “The Cruise Heist”, da 404 e Galeria para La Casa de Papel (Netflix) e “VW 70 Years Campaign”, da AlmapBBDO para Volkswagen. No total, 2 Pratas e 6 Bronzes, resultado próximo ao do ano passado - relembre aqui. Foram concedidos 56 Leões pela categoria.

Confira abaixo o Grand Prix e o Ouro que concorreu ao prêmio máximo.

A cobertura do Cannes Lions 2024 pelo Clubeonline tem o patrocínio master de Corazon Filmes e Unblock Coffee e patrocínio de Ampfy, Boiler Filmes, Euphoria Creative, Jamute, MRM Brasil, Purpple, Santeria e Vox Haus.

Cannes Lions 2024