Cannes Lions 2024

Com GP e Ouros, Brasil mostra força em Media

19.06.24

O Brasil é Grand Prix no Media Lions e também conseguiu um rendimento com outros 2 Ouros, 4 Pratas e 4 Bronzes - os 11 Leões representaram um crescimento importante em relação aos 5 do ano passado.

Ganhador do Grand Prix, “Handshake Hunt”, da Gut para Mercado Livre, foi a estratégia da rede varejista para a Black Friday de 2023, e que contou com intensa participação da Globo. A ação durou 45 dias e seu foco principal estava no aperto de mão, que é a logo da marca e representa a ideia de quando se chega a um acordo para a compra de um produto, o famoso “Tá na Mão”.

Ao contrário de campanhas que tem uma ideia criativa potencializada pela mídia, esse case é tipicamente nativo de mídia, pois sem ela, ele não se sustentaria. Outra questão do Grand Prix é que ele integra branding e vendas, sem dúvidas”, afirma Vanessa Gianotti, vice-presidente de mídia da Ogilvy Brasil. Ela aponta ainda que a performance brasileira tem muito a ver com o modelo de integração que existe no país. “Em um momento em que as empresas de mídia caminham para a criatividade no mundo, fica evidente a entrega de qualidade que esse modelo permite”, completou.

A campanha de Mercado Livre (relembre aqui) buscou levar mais pessoas para o site e app, para aumentar as vendas e também a lembrança de marca. Foram mais de 2 mil apertos de mão mapeados nos canais Globo, com ajuda da inteligência artificial, e todos foram “pareados” com QR codes oferecendo descontos ao vivo, em novelas, programas e telejornais.

O uso de dados foi fundamental no case. Foi detectado que seria pouco efetivo usar os breaks comerciais em meio a tantos concorrentes com a mesma mensagem nessa época do ano, além da pouca disposição das pessoas a acreditar em descontos. Mas também se entendeu que a audiência de TV seria fundamental. Foi determinada, então, a estratégia de mídia de acordo com os momentos de engajamento da maior parte da audiência. Os números da ação: alcance de 80 milhões de pessoas, e 7,8 bilhões de impressões. Ela ajudou a aumentar 5 pontos percentuais na lembrança de marca e alta de 7 pontos na consideração. As sessões no app e site subiram 14%, com vendas no dia da Black Friday com alta de 80%, e crescimento de 39% no mês. O uso de cupons explodiu: 283% a mais que no ano anterior.

Para a presidente do júri, Prerna Mehrotra, Chief Client Officer e CEO da Media Dentsu APAC, o Media Lions trouxe muita tecnologia, porém, como no caso de Mercado Livre, de forma invisível, mais para viabilizar o case do que como solução final. “Há muita IA , mas são as ideias simples que prevalecem. Também notamos o desafio ao status quo, de ir além do briefing como única forma de entregar um trabalho de primeira linha. E também vimos uma reformulação da mídia, que volta a ser o ponto central para as ideias serem desenvolvidas”, analisa.

Manzar Feres, diretora de Negócios Integrados em Publicidade da Globo, enviou um comentário sobre a vitória ao Clubeonline: “Conquistar um Grand Prix em Cannes, ao lado de Gut e Mercado Livre, é motivo de um orgulho enorme! É emblemático o reconhecimento da premiação internacional mais importante do mercado criativo, que evidencia o poder das boas parcerias e a força do conteúdo Globo. O que nos motiva é a busca constante por formatos inovadores, que sejam capazes de surpreender o público nesse ambiente de atenção tão pulverizada. E conseguimos construir uma campanha muito forte com a Gut e com o Mercado Livre, que, combinando o alcance da TV às vantagens da segmentação e inteligência de dados, alcançou mais de 80 milhões de brasileiros em 72 ações no nosso conteúdo de entretenimento, jornalismo e esporte, em 540 inserções no intervalo comercial da TV Globo e de canais por assinatura, além de uma ampla sustentação por meio de nossos ativos digitais, trazendo resultados efetivos de venda para a marca. É a prova de como o conteúdo da Globo pode servir de conexão entre marcas e consumidores, em campanhas poderosas para conquistar os melhores resultados.

A presidente do júri Prerna Mehrotra também elogiou os 2 cases brasileiros que ganharam Ouro, “Clean Sponsorship”, da DM9 para Consul, e “No Ad”, da Lew´Lara\TBWA para Pague Menos. “A campanha de Consul é bem centrada no principal benefício do produto, de limpeza, e faz isso com uma estratégia de não mostrara a marca, oferecendo uma contribuição ao time que foi amplificada por social e influenciadores. Já a ação “No Ad” traz um foco no propósito da marca e dá suporte às comunidades no país”, disse a jurada.

A iniciativa “No Ad” mapeou vídeos que resolvem situações de emergência na internet o cliente Pague Menos retirou a publicidade, para o filme tão importante começar direto. E ficou responsável pela remuneração do espaço (relembre aqui). Já “Clear Sponsorship” trouxe o patrocínio ao clube Juventus sem nada estampado na camisa.

Os 11 Leões brasileiros compõem um grupo de 60 que foram entregues no total pela categoria. Confira abaixo o Grand Prix e os 2 Ouros do País.

A cobertura do Cannes Lions 2024 pelo Clubeonline tem o patrocínio master de Corazon Filmes e Unblock Coffee e patrocínio de Ampfy, Boiler Filmes, Euphoria Creative, Jamute, MRM Brasil, Purpple, Santeria e Vox Haus.

Cannes Lions 2024