Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Festival vai homenagear Washington Olivetto e Brasil
A organização do Cannes Lions anunciou nesta quarta-feira, 26, um novo prêmio especial: Creative Country of the Year. A estreia será com o Brasil. A proposta é celebrar o compromisso de um país com a criatividade como força propulsora de progresso e crescimento.
Ícone da publicidade no Brasil e no mundo, Washington Olivetto, que morreu no ano passado, receberá um tributo durante o Festival. Ele ganhou o primeiro Ouro do Brasil em Cannes e conquistou mais de 50 Leões em sua carreira.
Esta edição do Festival contará ainda com showcases brasileiros, eventos comemorativos, palestras exclusivas e ativações lideradas por brasileiros por toda a cidade.
“O prêmio Creative Country of the Year homenageia países que demonstraram sucesso consistente no Festival. Como uma comunidade global com mais de 90 países, queremos reconhecer aqueles que demonstram um compromisso contínuo com a criatividade como motor de crescimento econômico, oferecendo inspiração sem fronteiras por meio de sua liderança criativa”, declarou Simon Cook, CEO do Lions.
O Creative Country of the Year para o Brasil terá o apoio do Estadão, que em 2025 comemora 150 anos e que é há quase 25 anos representante oficial do Cannes Lions no país.
O Brasil conquistou seus primeiros Leões em 1971, com dois Bronzes na categoria Cinema e uma Prata em Televisão. Em 1975, ganhou seus primeiros Leões de Ouro. Em 1993, recebeu seu primeiro Grand Prix com a campanha “Umbigo”, da DM9 para o Guaraná Antarctica. Desde então, o país acumula 1.911 Leões, dos quais 20 são GPs.
Uma lista com algumas campanhas brasileiras memoráveis foi criada pela organização - veja a partir deste link.
Clube de Criação 50 Anos