Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Microsoft e McCann NY levam o GP de Design
Duas categorias poderiam ter repetido seus GPs. O júri de Design definiu o prêmio máximo da sua competição para o case “ADLaM, an alphabet to preserve a culture”, desenvolvido pela Microsoft e McCann NY. Na disputa pelo Grand Prix estiveram “My Japan Railway”, da Dentsu de Tóquio para o JR Group, que controla o sistema de ferrovias no Japão, e “Shellmet”, da TBWA\Hakuhodo para a Koushi Chemical Industry.
No júri que analisava os candidatos aos Leões de Industry Craft, “My Japan Railway” ficou com o GP. “ADLaM” chegou a ser discutido para o Grand Prix, mas a campanha do Japão estava com muito mais vantagem na disputa e confirmou o grande prêmio da categoria.
Em Design, o prêmio ficou com o case da Microsoft porque ele toca profundamente na questão humana. O projeto está focado em uma iniciativa lançada por dois irmãos, Ibrahima e Abdoulaye Barry, que buscam preservar a língua do povo Fulani, da África Ocidental. Conhecida como Pulaar, ela é falada por mais de 40 milhões de pessoas, mas por muito tempo não teve alfabeto. Com a ajuda da gigante tecnológica, Ibrahima e Abdoulaye lançaram o ADLaM Display, projeto que estabelece um alfabeto Pulaar, disponível em equipamentos eletrônicos. Antes dessa aliança com a Microsoft, os irmãos só tinham conseguido preparar um alfabeto manuscrito. A iniciativa é também uma das finalistas de Titanium.
“A cultura toca elementos básicos de identidade de um povo. E o projeto traz componentes sociais e culturais muito fortes. Ele transforma o mundo”, disse Gian Franco Rocchiccioli, Chief Strategy Officer da Pande, jurado brasileiro na categoria.
O presidente do júri, Quinnton Harris, cofundador e CEO da Retrospect, dos EUA, destacou que o GP esteve mais voltado à integridade da ideia, e não ao craft em si. "Vimos uma série de peças incríveis no design, mas nós queremos promover inovação sem abandonar os fundamentos do que é o design. Esse trabalho trazia uma representação de humanidade", declarou.
A cobertura do Cannes Lions 2023 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Africa Creative, Circo Filmes, Klick Health, Modernista, Unblock Coffee, VMLY&R e Wunderman Thompson.
Leia todas sobre Cannes aqui.