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Oito entidades assinam carta aberta sobre produção de filmes "sem verba"
Entidades do setor audiovisual emitiram uma carta aberta, voltada às agências e aos anunciantes, sobre a produção de filmes publicitários para o Festival de Cannes.
Todo ano produtoras oferecem seus equipamentos, estúdios e serviços gratuitamente para a produção de filmes que serão inscritos no Festival. Agora, no entanto, as associações estão orientando seus associados a não aceitarem mais este tipo de trabalho sem que haja remuneração.
Assinam o comunicado a Associação Brasileira das Empresas Locadoras de Equipamentos e Serviços Audiovisuais (ABELE), Assistentes de Câmera Associados do Estado de São Paulo (ACASP), Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO), Associação dos Técnicos em Iluminação e Maquinaria (ASTIM), Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP), Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual (SINDCINE), Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão de São Paulo (SATED) e União dos Diretores de Fotografia de São Paulo (UDFSP).
Segundo a carta, a nova lei das TVs a cabo, a Copa do Mundo e as eleições presidenciais irão manter produtoras, equipes, elenco e infraestrutura muito ocupados durante o ano de 2014. Outras questões levantadas no comunicado são a alta do dólar, os impostos, a inflação e os demais componentes do custo Brasil, que contribuíram para elevação dos custos de produção, o que torna, de acordo com as entidades, "cada vez mais difícil que empresas e profissionais cedam gratuitamente tempo e equipamentos para realizar produções com foco em festivais."
As associações ressaltam, por outro lado, que os associados "continuarão colaborando com a produção de filmes beneficentes ou filantrópicos, desde que tenham sido devidamente encomendados por ONGs ou entidades sem fins lucrativos e que estejam destinados a veiculação gratuita pelas emissoras em campanhas de cunho social."