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Depois de polêmica, GP vai para projeto, não para agência
Depois da polêmica relacionada ao GP de Product Design, "Lucky Iron Fish", inscrito pela Geometry Global Dubai e cuja autoria foi questionada (leia aqui), a organização do Cannes Lions decidiu fazer uma "investigação mais aprofundada" sobre o assunto e o Grand Prix, em vez de ficar com a agência, vai para Lucky Iron Fish Company, com a concordância da Geometry.
A organização do Festival recebeu a confirmação por escrito de Gavin Armstrong, presidente e CEO da Lucky Iron Fish, e de Christopher Charles, que desenvolveu o protótipo original do peixinho de ferro, que eles trabalharam em "estreita parceria" com a Geometry e com a Memac Ogilvy.
No entanto, a Lucky Iron Fish é a responsável pelo design de produto do peixe de ferro e, por isso, o Festival e as agências envolvidas concordaram que o prêmio fosse creditado à empresa.
"A Geometry Global de Dubai e a Memac Ogilvy Mena estão orgulhosas da parceria com os criadores do Lucky Iron Fish para trazer maior visibilidade e sucesso comercial a esta importante inovação em saúde pública. Fomos transparentes em nossas inscrições a respeito das contribuições de todos os envolvidos, incluindo Gavin Armstrong, CEO da Lucky Iron Fish, dr. Chris Charles, diretor do board da Lucky Iron Fish, e todas as agências que participaram do projeto. O design de produto e o protótipo foram criados pela Lucky Iron Fish. A Geometry Global ajudou a introduzir o produto a um público mais vasto", posicionou-se a Geometry Global, em comunicado.
"Com o mal-entendido de que só poderia haver uma única empresa inscrevendo trabalhos em todas as categorias, fizemos também a inscrição em Product Design em nome de nosso cliente. Agora entendemos que o trabalho poderia ter sido inserido diretamente pela Lucky Iron Fish. Portanto, concordamos que ela deve ser a única beneficiária do Grand Prix em Product Design", completa a agência.
"Com base na minha compreensão do mecanismo de inscrições no Festival de Cannes, aprovei que a Geometry Global inscrevesse o trabalho, dando crédito para Lucky Iron Fish e para todas as outras entidades envolvidas. Não houve nenhuma intenção de desvirtuar o papel da Geometry Global no projeto. Tanto é que eu recebi os Leões no palco e também apresentei o projeto aos jurados de Innovation", explica Armstrong.
Leia anterior sobre o assunto aqui.
O Clubeonline está no Cannes Lions e Cannes Health 2015. A cobertura é um oferecimento de A Voz do Brasil; Barry Company; Conspiração Filmes; DPZ&T; Estúdio Angels; FCB Brasil; Getty Images do Brasil; Hungryman; JWT; LBTM; Lucha Libre Audio; Miami ad School/ESPM; Movie&Art; Mullen Lowe Brasil; Paranoid; Piloto TV; Popcorn Filmes e Y&R Brasil, com apoio da Publicis.