arrow_backVoltar

Caos climático

Secretário da ONU quer fim de publicidade de combustíveis fósseis

06.06.24

António Guterres, secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), pediu que os governos proíbam a publicidade de empresas de combustíveis fósseis, nesta quarta-feira (5), em uma audiência no Museu Americano de História Natural, em Nova York (EUA).

O secretário chamou os players dessa indústria de  "padrinhos do caos climático" e lembrou que muitos governos restringem ou proíbem a publicidade "de produtos que fazem mal à saúde, como o tabaco".

"Alguns agora estão fazendo o mesmo com os combustíveis fósseis. Faço um apelo a todos os países para proibirem a publicidade de empresas de combustíveis fósseis. E aos meios de comunicação e empresas de tecnologia que deixem de exibir esse tipo de propaganda", defendeu Guterres, que conclamou os líderes mundiais a saírem "da estrada ao inferno climático”.

Também nesta quarta-feira (5), o sistema de monitoramento Copernicus da União Europeia anunciou que maio foi o mais quente de que há registro - trata-se do 12º mês seguido de temperaturas recordes.

Já a Organização Meteorológica Mundial (OMM) destacou que existe 80% de chance de o planeta ultrapassar 1,5°C de aquecimento em comparação ao período pré-industrial em pelo menos um dos próximos cinco anos.

O Clubeonline ouviu agências de publicidade brasileiras para saber como elas se envolvem com o tema da emergência climática. Leia as matérias que integram a série aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

Caos climático

/