arrow_backVoltar

Cápsulas recicladas

Hublot e Nespresso criam modelo em collab

16.05.23

Cápsulas de café usadas de Nespresso serviram de base para um novo modelo de relógio desenvolvido em uma collab com a Hublot. As duas companhias suíças lançaram o Big Bang Unico Nespresso Origin, que, como destacaram, é um produto que compartilha os valores que têm nas áreas de inovação e sustentabilidade.

A Hublot explicou que investe em novas ligas, materiais e composições para seus relógios. E a Nespresso adotou um sistema de reciclagem, projetado em 1991, que separa o alumínio e o café, permitindo que cada componente seja reaproveitado. Juntando as duas expertises, foi possível transformar cápsulas de café em um relógio dentro de um conceito de sustentabilidade que envolve até a caixa onde vai o produto.

A parceria entre as marcas pode ser percebida pela cor das cápsulas de um dos tipos de café da Nespresso, o “Master Origins Peru Organic”. Além do tom verde brilhante presente no produto, o relógio tem um “N” na coroa.

Mesmo o resíduo do café é aproveitado. Para a tira de tecido que vai na pulseira do relógio, a Hublot contou com a Singtex, parceira da Nespresso que usa a borra para produzir um material chamado S. Café. O tecido é composto de 5% desse resíduo e 95% de poliéster reciclado.

É a primeira vez que o material é adotado para um relógio. Por sinal, a parte de borracha da pulseira também contém o resíduo do café (4,1% da composição).

O Big Bang Unico Nespresso Origin é uma edição de luxo limitada – são apenas 200 exemplares. Cada unidade custa US$ 24.100.

O CEO da Hublot, Ricardo Guadalupe, afirmou que o relógio feito com cápsulas recicladas nasceu da estreita colaboração entre as equipes de pesquisa e desenvolvimento das duas empresas. Os times levaram um ano trabalhando no projeto para alcançar a uniformidade da cor, encontrar o equilíbrio entre os materiais usados e realizar testes de qualidade e durabilidade em todos os componentes do produto. “Este relógio é um símbolo das infinitas possibilidades de upcycling”, declarou.

Cápsulas recicladas

/