Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Artplan e jornal Metro no combate a notícias falsas
A Artplan e o jornal Metro usaram a tecnologia da ferramenta captcha, verificador que faz com que o internauta selecione imagens para provar que não é um robô, como maneira de ajudar no combate às fake news.
Por meio da iniciativa da agência, ao invés de escolher imagens no sistema captcha, os leitores do site do Metro devem selecionar qual é a notícia falsa. Só depois de passar por esse processo, eles podem postar comentários. Confira o videocase abaixo.
"O uso da tecnologia é um dos principais caminhos para o combate às fake news. E poder ressignificar uma ferramenta como o captcha é uma forma de usar o próprio sistema a nosso favor", defende Zico Farina, diretor geral de criação da Artplan São Paulo.
"Os veículos de imprensa têm não só a responsabilidade de lutar contra as fake news, mas de usar de forma inteligente o seu maior ativo, que é a credibilidade", pondera Cláudio Bianchini, presidente do Metro Brasil.
Para usar a ferramenta, acesse o site do Metro e clique para comentar qualquer notícia.
Ficha Técnica:
Agência: Artplan
Anunciante: Jornal Metro
Campanha: Captcha Contra Fake News
Diretores de Criação: Zico Farina, Marcos Abrucio
Criação: Ary Nogueira, Rafael Pascarella
Direção de Atendimento: Luiz Villano
Diretora de Produção: Clariana Regiani
RTVC: Karoline Justino e Patricia Oliva
Produção: Bruno Werner
Aprovação do Cliente: Cláudio Bianchini e Luiz Rivoiro
Produtora: BossaNovaFilms
Diretor: Chico Gomes
Produção executiva: Eduardo Tibiriça e Sandra Othon
Pós-Produção e finalização: Pluma / Sefora Rios (versão português)
Coordenação de pós-produção: Valquiria Pacheco
Atendimento: Dani Harriz e Kiska Kaysel
Áudio: Cabaret