arrow_backVoltar

Captcha contra Fake News

Artplan e jornal Metro no combate a notícias falsas

22.05.19

A Artplan e o jornal Metro usaram a tecnologia da ferramenta captcha, verificador que faz com que o internauta selecione imagens para provar que não é um robô, como maneira de ajudar no combate às fake news.

Por meio da iniciativa da agência, ao invés de escolher imagens no sistema captcha, os leitores do site do Metro devem selecionar qual é a notícia falsa. Só depois de passar por esse processo, eles podem postar comentários. Confira o videocase abaixo.

"O uso da tecnologia é um dos principais caminhos para o combate às fake news. E poder ressignificar uma ferramenta como o captcha é uma forma de usar o próprio sistema a nosso favor", defende Zico Farina, diretor geral de criação da Artplan São Paulo.

"Os veículos de imprensa têm não só a responsabilidade de lutar contra as fake news, mas de usar de forma inteligente o seu maior ativo, que é a credibilidade", pondera Cláudio Bianchini, presidente do Metro Brasil.

Para usar a ferramenta, acesse o site do Metro e clique para comentar qualquer notícia.

Ficha Técnica:

Agência: Artplan

Anunciante: Jornal Metro

Campanha: Captcha Contra Fake News

Diretores de Criação: Zico Farina, Marcos Abrucio

Criação: Ary Nogueira, Rafael Pascarella

Direção de Atendimento: Luiz Villano

Diretora de Produção: Clariana Regiani

RTVC: Karoline Justino e Patricia Oliva

Produção: Bruno Werner

Aprovação do Cliente: Cláudio Bianchini e Luiz Rivoiro

Produtora: BossaNovaFilms

Diretor: Chico Gomes

Produção executiva: Eduardo Tibiriça e Sandra Othon

Pós-Produção e finalização: Pluma / Sefora Rios (versão português)

Coordenação de pós-produção: Valquiria Pacheco

Atendimento: Dani Harriz e Kiska Kaysel

Áudio: Cabaret

Captcha contra Fake News

/