arrow_backVoltar

Carona e aceleradas

Com projeto no Spotify, Podpah amplia suas frentes de conteúdo

22.05.23

Um dos podcasts mais famosos do Brasil, o PodPah, da dupla Igão e Mítico, fechou uma parceria com o Spotify e lançará no dia 07 de junho seu novo projeto, o Carona Podpah. É um programa de vídeo exclusivo da plataforma que nasce com patrocínio da Chevrolet. Serão 24 episódios, que serão apresentados toda quarta-feira.

O formato do Carona Podpah é inspirado em um sketch comandado pelo apresentador inglês James Corden, o Carpool Karaoke. Como na atração britânica, os podcasters vão conduzir conversas com convidados dentro de um carro. Eles vão em busca de histórias que giram em torno da música. Mas ninguém precisará necessariamente cantar. Até porque nem todo convidado será do universo musical.

O primeiro episódio é a prova disso: o surfista Pedro Scooby sobe a bordo de uma S10 para um bate-papo com Mítico e Igão, que, na estreia, estará ao volante (a dupla irá se revisar na direção). Depois será a vez do ator, apresentador e empresário Felipe Titto. Também estão na relação de caronas as rappers Tasha & Tracie e a cantora e compositora Urias, Cada encontro tem duração de 45 minutos.

Os episódios vão contar com playlists originadas a partir dos bate-papos com os entrevistados. Num dos momentos da carona para Scooby, o surfista cita Matuê como um artista com boa conexão com crianças. Assim vão sendo montadas as listas.

Mítico contou, em evento de apresentação do novo projeto, nesta segunda-feira, 22, que uma das perguntas feitas para Scooby provavelmente será repetida em outros episódios: se a vida do convidado fosse um filme, que música tocaria enquanto os créditos finais sobem?

A S10 será o veículo das duas primeiras conversas, que já foram gravadas, mas a montadora irá disponibilizar outros modelos para que a dupla faça seus trajetos pela cidade de São Paulo. Os caminhos escolhidos para o bate-papo serão os de grande circulação na capital paulista. Isso porque o carro não é exatamente dirigido pelos apresentadores, e sim conduzido por outro veículo maior. Desse modo, a qualidade da produção é garantida.

Parceria

Em janeiro do ano passado, o Podpah inaugurou a funcionalidade de vídeo no Spotify na América Latina. A iniciativa foi lançada com o Podpah de Verão, que foi gravado em Alagoas. Para este segundo projeto com a plataforma, os apresentadores decidiram apostar em um podcast mais curto e com foco na música. Esse é o primeiro Original Spotify fechado com a dupla.

Esse é um formato há muito tempo pensado. Ele não é a mesma coisa do que fazemos no estúdio”, revelou Mítico, explicando que isso abre possibilidades para novos convidados, já que eles podem buscá-lo ou abordar um assunto que, em geral, agrada muita gente, a música – personalidades que já passaram pelo estúdio também podem voltar.

Mítico disse que a dupla está com alta expectativa em relação ao projeto. “O Podpah era só um podcast. Hoje estou ansioso para ver um novo programa em outra plataforma”, afirmou. Para ele, o formato podcast ainda tem muito a oferecer. É um bebê. O Carona demonstra isso.

Criado em setembro de 2020 com vídeo, o Podpah conquistou notoriedade no YouTube, onde hoje tem perto de 6,8 milhões de inscritos. Em outubro passado, ele se tornou um hub de conteúdo, com novas produções. Além de um canal de cortes, foram abertas frentes como o Rango Brabo, com Diogo Defante, e Quebrada F.C., com Jukanalha, Douglas e Souza.

No Spotify, o Podpah detém o primeiro lugar de audiência de podcasts no Brasil, segundo o ranking de 2022. No mundo, é o 24º.

Com o Carona, a gente vai estar na rua. Vai ter surpresas, como motoqueiros. Música é o que amamos falar. Igão tem música no Spotify. Vai lançar um álbum. Eu fui DJ. A gente queria fazer tudo com música no Spotify. Vamos trazer histórias tristes, histórias boas, tudo que for baseado em música”, reforçou Mítico.

Victor Assis, CEO do Podpah, destacou que Igão e Mítico fizeram neste ano duas transmissões de festivais de música. Em abril, eles estiveram no Plantão Festival, em Fortaleza. No início do mês, o canal acompanhou o Mainstreet Festival, no Rio, levando ao ar as apresentações e fazendo a cobertura do evento. “Estamos abrindo um braço. O Multishow não vai exibir todos os shows”.

Em termos de monetização, o Podpah conta com três fontes: AdSense, publicidade e loja. No segundo semestre, a empresa passará a contar com mais uma: eventos. De acordo com Assis, será lançado o Podpah Party, que será uma festa com artistas que poderá receber cerca de três mil pessoas.

Tendências do podcast

Quando se trata do formato, o Brasil se tornou uma referência tanto em criação quanto consumo. Atualmente, o país é o segundo maior mercado de podcasts do Spotify, ficando atrás apenas dos EUA. No Brasil, nos últimos quatro anos, o crescimento da base de ouvintes foi de 77%.

De acordo com Rodrigo Vizeu, produtor de podcasts no Spotify, o lançamento reforça a potência dos podcasts com vídeo na plataforma. Desse modo, criadores podem ampliar suas formas de expressão.

Podcast é mainstream e, ao mesmo tempo, está em consolidação. Ele permite vários tipos: ficção, jornalismo, conversa. E está longe de ter atingido o teto. Seu crescimento é exponencial. Mais criadores estão chegando”, disse.

Vizeu declarou que há muita diversidade no conteúdo. Se no início era marcante a produção de conteúdo mais dirigido para a cultura pop, hoje há uma pluralidade de temas e modelos.

As produtoras de áudio agora também produzem vídeo. Há possibilidades para qualquer criador independente. Não é necessário nenhum grande estúdio, embora isso também tenha. Um criador de TikTok, por exemplo, pode buscar no Spotify um caminho para alongar seu conteúdo. E há podcasts curtinhos, como o 123 Segundos”, comentou, referindo-se a um programa Original Spotify produzido pela BandNews. “O que vemos hoje como tendência é uma frequência maior. O Carona Podpah vai ter 24 episódios”, emendou.

Carona e aceleradas

/