Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Peugeot destaca aspecto futurista do novo 208 em ações estratégicas
Em linha com o conceito global de Peugeot, "Unboring The Future", que pretende demonstrar por meio de seus produtos a preocupação da montadora em desconstruir o estigma de que o futuro poderia ser "chato ou careta", o anunciante apresenta seu novo hatch Peugeot 208 e-GT no Brasil.
Antes do lançamento do modelo, que conta com versões com motor elétrico ou flex, a campanha criada pela BETC/Havas teve início com uma ação "teaser", em agosto, chamada de "QR Car" (leia e veja aqui).
A iniciativa colocou para circular pelas ruas do país diversos carros camuflados. Quem se deparou com um dos veículos e apontou a câmera do celular para o QR Code adesivado recebeu um "spoiler" sobre o novo 208.
A estratégia de comunicação continua seguindo a linha de dialogar com "tecnologias modernas", pretendendo chamar a atenção do consumidor para o "conceito futurístico" do modelo.
Por isso, agora a Peugeot irá lançar, em vez de uma experiência comparativa "carro versus carro", como se costuma observar com frequência no segmento automotivo, uma corrida entre automóvel versus... drone.
"No lugar de comparar o veículo com outro concorrente, o que seria o óbvio, estamos fazendo um comparativo com uma tecnologia de ponta (drone), para destacar o que o 208 tem de mais moderno, como o painel holográfico em 3D, e para lembrar o público sobre o 'prazer de dirigir'", aponta Erh Ray, sócio e CEO da BETC/Havas.
Ação de branded content que será exibida no programa "Acelerados", do SBT, contará com três episódios (assista ao teaser, abaixo). No primeiro, o piloto Gerson Campos, campeão da GT Sprint Race, estará ao volante do modelo da Peugeot. Depois, Rubens Barrichello fará o quadro "Volta Rápida", pilotando o 208 no programa. Já o terceiro irá reunir todos os carros elétricos do mercado brasileiro.
A BETC/Havas também está adaptando o comercial global de lançamento do modelo, "Car of Future" (assista à versão original, abaixo), criado pela BETC Paris. O filme mostra imagens "fake" de crianças no passado, fazendo previsões sobre os "carros do futuro". Enquanto um dos pequenos acredita que os automóveis terão "faróis que parecem dentes de leão" - como os do 208, que têm prolongamentos de LED até o para-choque - outro aparentemente prevê o surgimento do 3D. A peça para o mercado local (em breve no Clubeonline) chegará à telinha no próximo dia 15.
Como parte do esforço, um hotsite pretende funcionar como hub de conteúdo, oferecendo ao consumidor informações sobre o carro. Completam a estratégia peças para os canais digitais da Peugeot, para mídia exterior e materiais para pontos de venda.
Além disso, a montadora possibilita efetuar a reserva de compra do novo modelo via comando de voz, por meio do Peugeot Assistant, ferramenta baseada no Google Assistant. Ela pode ser utilizada se o consumidor disser: "Ok Google, falar com Peugeot".
"Mesmo diante do cenário de pandemia em 2020, conseguimos inovar, levando o aspecto futurista do carro para ações estratégicas e práticas, como o QR Car, a possibilidade de conversar por voz, por meio do Peugeot Assistant, e a prova de obstáculos versus o drone, em parceria com o 'Acelerados'", comenta Andrea Siqueira, diretora executiva de criação da BETC/Havas.
A expectativa da Peugeot é que o lançamento ajude a montadora a dobrar a sua participação de mercado no Brasil, aposta Alessandra Souza, diretora de marketing da montadora. A executiva, contudo, não especifica um prazo para que a meta seja atingida.
Ficha Técnica (ativação):
Agência: BETC/Havas
Cliente: Peugeot
Produto: Novo Peugeot 208
CCO: Erh Ray
OMD: Daniel Jotta
Diretora Executiva de Criação: Andrea Siqueira
Diretora de Criação: Andrea Siqueira
Criação: Philippe Demar, Victor Castelo, André Batista, Rodrigo Casanovas, Vitor Chagas, Lucas Vieira (Madu) e Leandro Oliveira
Marcas & Negócios: Fabiane Veiga, Gabriel Redigolo, Juliana Stern e Gabriela Viana
Canais & Engajamento: Thiago Rodrigues, Fabrício Duarte, Katarine Sanches e Stephanie Scibor
Estratégia: Agatha Kim, Bianca Brandão, Jaqueline Silva, Thiago Jorge e André Menezes
Produção: Anna Ferraz e Andrea Carmassi
Produção Gráfica: Gilmar Tadeu de Souza, Carlos Valeriano, Marcio Brusaferro e Plínio dos Santos Junior.
Aprovação do Cliente: Alessandra Souza, Marcus Penitente e Taiane Biassi
Peugeot Design Lab: Fabien Darche e João Victor Silva Medeiros