arrow_backVoltar

CCXP22

Marcas e ativações na volta do festival presencial (atualizada)

29.11.22

Maior evento de cultura pop do mundo, em número de participantes, a CCXP retorna ao formato presencial nesta semana (entre os dias 01 e 04), na São Paulo Expo, após duas edições online. A programação traz nomes como Keanu Reeves (“John Wick 4”), Zoe Saldaña (“Avatar: O Caminho da Água”), Paul Rudd e Evangeline Lilly (“Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania”), e Chris Pine e Hugh Grant (“Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes”), bem como a jovem e já estrelada Jenna Ortega, da série “Wandinha”. Entre as atrações nacionais, estão Maurício de Sousa, Fernando Meirelles, Lázaro Ramos, Rodrigo Santoro (“Wolf Pack”), Christian Malheiros e Bruna Mascarenhas (“Sintonia”).

Pelo lado das marcas, mais de 100 já garantiram presença na CCXP22. Elas representam 25 segmentos diferentes. Estandes e ativações prometem movimentar a multidão de fãs que devem ocupar a área, de 115 mil m2. Uma das ações envolve uma campanha no local, a “Cup Noodles Infinitos Sabores”, da Nissin, com criação da Dentsu.

Os patrocinadores Cinemark, Banco Next, Mercado Livre, Fanta e FanLab estarão presentes em um painel no Unlock CCXP, que começa nesta terça-feira, 29 (leia mais aqui). O evento é dedicado ao lado de negócios do entretenimento e a iniciativas que fomentam o crescimento do setor. No painel, as empresas darão detalhes da operação e ativações das marcas.

Também estarão no pavilhão, com estandes e ativação, estúdios como Prime Video, Globoplay, HBO e Netflix, entre outras companhias da indústria do cinema, promovendo uma atração a mais, como acontece desde a primeira edição da CCXP.

Confira o que algumas marcas prepararam para o evento:

- CCXP Store - A loja oficial do evento conta com produtos exclusivos de vestuário e acessórios, sendo eles, bonés, camisetas, moletons, meias, adesivos e peças infantis.

- Chiaroscuro Studios - A empresa é cofundadora da CCXP e também patrocinadora do Artists' Valley, que nesta edição contará com mais de 30 quadrinistas e convidados, entre eles, Ciça, artista homenageada do Artists' Valley; Fido Nesti, quadrinista recém-premiado com o Eisner de Melhor Adaptação por “1984”; Ricardo Leite, que lança o álbum “Em busca do Tintin Perdido”; Marcelo D'Salete, que lança “Mukanda Tiodora”; e o editor e quadrinista Franco de Rosa, que celebra 50 anos de carreira. O estande da agência de quadrinhos terá também uma exposição do quadrinista e ilustrador brasileiro Flavio Colin (1930-2002) e uma reprodução gigante de uma escultura produzida pelo artista plástico Miguel Muniz. A exposição incluirá itens acessíveis para pessoas com baixa visão, produzidos por Rodrigo Ovelha, artista e parceiro da Chiaroscuro Studios em projetos de acessibilidade.

- Cinemark – Patrocinadora desde 2015, a rede de cinemas dá nome ao maior palco da CCXP, o Thunder by Cinemark Club, e leva para o evento o Cinemark Club, seu programa de assinatura, que oferece vantagens financeiras e experiências, inclusive durante a CCXP. Além disso, a empresa terá dois snack bars gigantes, um Popcorn Truck e mais 20 carrinhos espalhados pelo pavilhão. Seguindo as edições anteriores, o Cinemark lançará, com exclusividade, produtos ligados ao universo geek. Um deles é o combo do filme “Avatar 2”, que estreia em 15 de dezembro. Itens colecionáveis de lançamentos anteriores, e que foram sucesso, estarão de volta por um preço especial no Outlet Cinemark. Outra novidade é que o público poderá garantir cards colecionáveis das próximas estreias. A venda é avulsa. Para que os fãs possam armazenar seus cards, a rede criou um estojo personalizado e único para os colecionadores.

- Chilli Beans - A rede estará presente com mais de 690 produtos diferentes em exposição, entre eles coleções como Batman, Friends, Jurassic World, Naruto, League of Legends, Pixar, Harry Potter, Marvel e Star Wars, misturando produtos best-sellers com novidades preparadas especialmente para o evento.

- Disney - Com uma área total de 1.080m², o estande da maior companhia de entretenimento do mundo destaca os próximos lançamentos para cinemas e streaming, além de contar com áreas dedicadas aos serviços Disney+ e Star+, à marca ESPN e à Rádio Disney. O espaço apresenta ainda, com exclusividade, a primeira loja da Marvel e a celebração de Disney100. O estande está dividido em dois quarteirões. Uma parte dá foco a títulos de cinema e streaming de Marvel Studios, Lucasfilm, Walt Disney Animation Studios, Pixar Animation Studios e Walt Disney Studios, com ativações e interações de “Homem-Formiga e A Vespa: Quantumania” e “Guardiões da Galáxia – Vol. 3”; “Willow”, “The Mandalorian” e “Indiana Jones” da Lucasfilm; “Mundo Estranho” da Walt Disney Animation Studios; “Elementos”, da Pixar Animation Studios, e “A Pequena Sereia”, da Disney Live Action, com grande destaque para o lançamento do ano: “Avatar: O Caminho da Água”, da 20th Century Studios, que estreia em 15 de dezembro. A outra metade do espaço conta com Disney+ e Star+, que vão promover um game show para os fãs participarem e testarem seus conhecimentos sobre os conteúdos disponíveis nas plataformas para ganhar prêmios exclusivos. A ESPN também terá destaque com atrações referentes aos direitos esportivos mais populares do canal: futebol internacional, NBA e NFL. Para o futebol, por exemplo, será montado um vestiário e, em cada cabine de atleta, um campeonato será representado. A CCXP22 marca o início das comemorações dos 100 anos da The Walt Disney Company, que serão completados em 2023. O estande terá um grande espaço dedicado à celebração, onde o público poderá conhecer um pouco mais a história da companhia, interagir com o Zé Carioca e compartilhar suas memórias favoritas dos 100 anos de Disney. E ainda tem Marvel Store, que oferecerá produtos exclusivos de diversas categorias, colecionáveis locais e importados da Marvel e itens vendidos somente no evento. Operado pela Dream Store, o espaço na CCXP22 é um spoiler da primeira loja da marca na América Latina, um espaço que terá produtos e experiências imersivas e será inaugurado no primeiro semestre de 2023 no Shopping Dom Pedro, em Campinas (SP).

- Estrela – Seu estande promete mexer com a nostalgia. O espaço trará brinquedos que atiçam a memória de uma boa parte do público, podendo conectar gerações. Devem chamar atenção a volta da boneca Susi Manhã no Parque, Ursinhos Carinhosos, Coleção Moranguinho, Feijãozinho e Emília. A marca trará ainda o boneco Condor, aliado biônico do Falcon, sucesso nos anos 80. Condor é um dos relançamentos mais requisitados entre os fãs. O visitante poderá conferir toda a linha do Falcon na CCXP22, entre eles, Falcon Samurai Solitário, Falcon Avanço em Alta Tensão e Falcon Futurista. Ainda entre os destaques estão o Banco Imobiliário temático da CCXP, o lançamento do Topo Gigio Boa Noite e o jogo Vire a Mesa, além de uma versão do Jogo Fala Sério, inspirado na série de livros de Thalita Rebouças, jornalista e autora infantojuvenil.

- Faber-Castell - A marca leva para a feira uma experiência imersiva com HQs em tamanho real para que os visitantes possam interagir com as histórias e produzir fotos e vídeos. As ilustrações do local foram criadas por três artistas brasileiros e trazem seus principais personagens: Carlos Ruas, com “Sábado qualquer - Deus e Deuses” e “Cães e Gatos”, Ilustralu com “Arlindo” e Will Leite com “Dona Anésia”. A Faber-Castell também presenteará quem passar pelo local com apontadores de edição super limitada personalizados com artes exclusivas para o evento.

Globoplay - Em sua quinta participação na CCXP, o Globoplay terá um estande com mais de 1000 m2, LEDs para todos os lados e dezenas de ativações. O espaço vai refletir o conceito de marketplace de conteúdo: será o ponto de encontro de diversas marcas que estão na plataforma. O estande terá uma grande arena e um estúdio exclusivo. Cada marca terá uma ativação própria. A emoção dos conteúdos da plataforma é representada por um enorme tobogã com câmeras que capturam a imagem da descida do público. “Todas as Flores”, novela original do Globoplay, é um dos destaques, com direito a uma atração imersiva e sensorial, de imagens em um cubo instagramável, além de um backdrop de flores artificiais. Outras atrações contempladas no espaço são a série exclusiva “Vampire Academy” (com filtro de vampiro e foto instantânea) e “As Five” (com desafio de KV). No estande, o visitante encontrará ainda o Big fone e o robô malvado do BBB e Slot Machines Globoplay. Para celebrar a sua estreia na Copa do Mundo, o Cartola Express (daily fantasy licenciado do Cartola e desenvolvido pela DFS Entretenimento) terá uma cabine personalizada interativa, promovendo desafios e pontuações com a distribuição de brindes. Já o Giga Gloob promoverá, em seu mundo gigante de diversão, um painel para tirar fotos reunindo os personagens do app infantil, além de distribuição de mimos. Como ativações dos canais digitais, o estande reúne um lounge Universal+ com TVs de led e carregadores, uma reprodução do “Túnel do Amor” do Multishow, uma nova edição do Escape Miraculous do Gloob; Jump Telecine; e uma loja Gexperience, com produtos licenciados da Globo. Durante toda a CCXP, o Multishow vai garantir a animação do estande, fechando a programação com sets temáticos do beatmaker Ruxell. Vale salientar: na sexta-feira, 02, na arena Globoplay, haverá dinâmicas pré-jogo da seleção na Copa (Brasil x Camarões) comandadas por Thaty Taranto para aquecer o público. Após a transmissão no telão, será a vez de uma atração musical. “Levaremos muitas novidades não só em produções originais previstas para 2023, mas também em vivências e experiências incríveis e os melhores talentos. Em mais uma edição da CCXP, o Globoplay fortalece sua atuação como grande fomentadora da indústria audiovisual nacional e se consolida como marketplace de conteúdo”, declarou Teresa Penna, diretora do Globoplay e produtos digitais audiovisuais.

- Harry Potter Store – Sucesso em 2019, a loja atrai uma multidão de fãs do mundo bruxo, tornando-se um dos pontos mais disputados do pavilhão. Oferece colecionáveis, itens como roupas e espaços instagramáveis.

- FanLab - Patrocinadora oficial, a marca vai lançar, em seu estande de 540m², novidades de vestuário, decoração e colecionáveis, e trará uma seleção icônica de produtos de suas principais marcas licenciadas. Está dividido em oito mundos: Animações, Filmes e Séries, Animes e Games, Star Wars, Harry Potter, Stranger Things, Heróis, e Funkos e Colecionáveis. Entre as novidades, estão artigos de Harry Potter, com destaque para a almofada no formato do icônico bolo do personagem principal. Outro destaque é a tecnologia do Print on Demand disponível nos totens, no qual os clientes poderão customizar suas peças e receber em casa.

- Funko - A empresa trará colecionáveis exclusivos para o evento. Esse é o primeiro evento global em que a equipe de Funko participa fora dos Estados Unidos. Entre os Funko Pops feitos especialmente para a CCXP 2022 estão colecionáveis inspirados no filme “Adão Negro” e em personagens como o Coringa dos quadrinhos “De volta à Cidade”, Homem-Aranha, que comemora aniversário de 60 anos em 2022, e Loki. Além desses Funkos, a empresa anunciou um exemplar do protagonista da mais nova série ambientada de Star Wars, “Andor”; um colecionável do personagem Dolph Starbeam, da popular sitcom “Os Simpsons” e um Funko do Rei Caveira (Summoned Skull), uma das cartas mais usadas no anime de jogos de cards Yu-Gi-Oh.

- Jandaia - Em sua quarta participação na CCXP, a Jandaia montou um estande todo ambientado nas franquias Harry Potter e Animais Fantásticos e na série “The Mandalorian” para apresentar sua nova coleção Geek. Entre os produtos estão cadernos, cadernetas, agendas e planners de linhas como GoT / House of The Dragon, Animais Fantásticos, The Mandalorian, Star Wars, DC Comics, Liga da Justiça, Shazam, Black Adam, Mulher Maravilha, God of War, Hello Kitty, Mickey Arts, Mickey e Minnie Arts Kraft, O Pequeno Príncipe e Frida Kahlo.

- Lupo - Na loja montada no estande serão vendidos, além de seus produtos tradicionais, mais de 20 produtos exclusivos da linha Lupo Urban, criados especialmente para a CCXP22.

- Mercado Livre - A empresa assina este ano o novo espaço Magic Market by Mercado Livre, projeto que, para esta edição inaugural, virá com a ambientação de castelo medieval, repleto de produtos comercializados por pequenos empreendedores especializados no universo geek. Serão mais de 30 lojas dentro de um espaço interativo. O Magic Market foi concebido com diversos ambientes instagramáveis baseados na Era Medieval. O gênero fantasia é um dos pilares da cultura nerd, por assim dizer, junto com super-herói e ficção. Títulos como “O Senhor dos Anéis” e “Game of Thrones” estão entre os mais referendados. A curadoria de produtos foi feita com a ajuda da Omelete Company.

- Neosaldina – Pela primeira vez, uma marca de medicamentos participa do evento. Ela apresenta a Neosaland. A área é inspirada em quadrinhos, games, filmes e séries mais famosos da atualidade. A atração é um espaço pensado para combater a dor de cabeça por meio de experiências lúdicas, dinâmicas e desafios em grupo. Contará ainda com espaços para relaxamento e carregamento de celular. Quem participar das missões na Neosaland poderá garantir prêmios exclusivos.

- Nissin – Mais uma vez presente na CCXP, a Nissin Food prepara uma ativação para Cup Noodles que deve divertir os visitantes e gerar uma campanha com exibição nacional. A marca apoia artistas do Artists’ Valley desta edição e, junto com eles, produz um novo filme para o produto: “CCXP 2022 – Cup Noodles Infinitos Sabores”, com criação da Dentsu Creative e produção da Fantástica Filmes. A ideia é divulgar para todo o Brasil as artes desses profissionais. Seis ilustradores – Jefferson Costa, Guilherme Petreca, Renata Nolasco, Márcio Hum, Eduardo Vieira e Kione Ayo – trazem as suas visões sobre o “Cupverso”. No final da animação, há ainda uma ilustração produzida pela ferramenta de inteligência artificial Dall-E. “Um dos nossos principais diferenciais nesta edição é a ativação da parceria com o Artists’ Valley, que vem para valorizar outros dois importantes pilares da empresa: a criatividade e a inovação”, afirmou Ana Fossati, gerente de marketing da Nissin. "O espaço Artists' Valley é tão rico em ilustrações, desenhos e tendências que é como se estivéssemos em um looping infinito de descobertas”, disse Kojiro Tanoue, diretor executivo de criação da Dentsu. No estande, haverá também um desafio repleto de obstáculos para os participantes completarem utilizando o capacete de Cup Noodles. Para a hora da fome, estarão à venda diversos sabores de Cup Noodles e Ufo, nova linha de yakissobas na bandeja.

- Outback - Pela primeira vez participando presencialmente, a marca ocupa com seu estande uma área com mais de 300m². Ela é o restaurante oficial do evento. O espaço é imersivo e trará brindes exclusivos, novos burgers e um frozen criado para o evento. Nesse caso, quem pedir o Aussie Bold Frozen (preparado com morango, amoras, xarope sabor cranberry e Fanta Uva), receberá a bebida em um copo desenvolvido para a CCXP. Os frequentadores poderão também imergir na história do Outback, interagindo com a réplica da casinha, a primeira unidade da marca no Rio de Janeiro. Haverá ainda uma máquina grua, que desafia a pessoa a recolher um brinde dentro do box com o auxílio de um pegador em formato de garras. Uma coluna do estande estará envelopada por quadrinhos e com QR codes que vão direcionar o cliente aos HQs desenvolvidos pela marca. Além disso, um espaço instagramável disporá de uma réplica da Bloomin’ Onion, a icônica cebola gigante do restaurante. A marca também vai trazer ao evento uma câmera 360° para fotos em tempo real, para registrar o #MomentoOutback de quem passar pelo estande.

- Panini – A editora celebra 20 anos e terá um painel especial no Auditório Ultra. No estande, haverá o Escape Room, em parceria com Escape 60’, além de meet and greet com personagens, dubladores e cosplayers de sagas tradicionais na cultura pop. Entre os lançamentos prometidos estão títulos de Star Wars, DC Comics e Marvel. Entre os quadrinhos nacionais, a Panini lança os títulos “Turma da Mônica: Geração 12”, “Graphic MSP Mingau” e “Mônica Biblioteca Histórica 1972”. Está previsto ainda lançamento de mangás e álbum de figurinhas.

- Paramount Pictures – Terá estande exclusivo dedicado ao filme “Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes”, inspirado na franquia de jogos de RPG. O espaço irá reproduzir a taverna da história, oferecendo uma prévia do cenário. Também terá experiências imersivas e uma série de ativações.

- Piticas - Pela 1ª vez, a Piticas, já presente em outras edições, irá operar cinco lojas distintas no evento: Pitica e Funko (em um estande unificado de 540m2). O espaço trará coleções de todas as maiores franquias do universo do entretenimento e cultura pop, além de uma ativação especial do restaurante temático Katon Lamen House. Os participantes ganharão prêmios para serem resgatados na unidade de SP (Shopping Santa Cruz) e haverá também um mini estúdio para capturas de conteúdo e entrevistas em tempo real, além de convidados especiais.

- Roku – Estreia na CCXP com um espaço recheado de atrações. No primeiro dia, os participantes da edição brasileira de “Largados e pelados” vão dar spoilers da produção e contar como sobreviveram durante 21 dias numa região selvagem e hostil na Colômbia. No sábado, o robô Bumblebee, da franquia Transformers estará à disposição do público para fotos, com direito a distribuição de brindes. No domingo, a atração principal são as BFF Girls, vencedoras do The Voice Kids, com sessão de fotos e autógrafos. Elas farão uma apresentação ao vivo e comentários sobre a série “Use sua voz”.

- Universal Music - Terá um estande especial com direito a loja da gravadora com vários itens colecionáveis. Outro atrativo será o Glass Studio, espaço exclusivo para a criação e distribuição de conteúdo multiplataforma. O estúdio será comandado pelos influenciadores Lore Improta e Laddy Nada. Juntos, eles farão interações diversas com fãs, tudo transmitido ao vivo nos canais da Universal Music Brasil no YouTube e no Instagram. As fantasias do programa “The Masked Singer Brasil”, da TV Globo, além da presença dos artistas da Universal Music Brasil, são outras atrações. A cada dia, a companhia apresentará um show no palco Creators com presença de Vitão, Carol Biazin, Big Up e Bruno Martini.

- UOL - Um dos media partners do evento, o portal distribuirá brindes e o selo UOL Play. Os visitantes do pavilhão poderão acompanhar uma série de conteúdos ao vivo, diretamente do estúdio do Canal UOL, na companhia de Chico Barney, Roberto Sadovski, Aline Ramos, Lucas Pasin, Fefito, Dieguinho Schueng e Yas Fiorelo. Além de repercutir os principais assuntos do universo de cinema, séries, celebridades e cultura pop, eles vão entrevistar convidados do evento.

- Warner Bros. Discovery – O espaço terá conteúdo exclusivo e experiências imersivas para os fãs das marcas Warner Bros Pictures e HBO Max – e com direito a um auditório. Em sua primeira CCXP presencial, a HBO Max traz um estande recheado de sucessos, trazendo ainda novidades e conteúdo esportivo. Deve atrair muita atenção as experiências imersivas e sensoriais serão a marca de “A casa do dragão”, lançamento deste ano que quebrou recordes de visualizações na plataforma. Outros temas do espaço são “Rick and Morty”, “Irmão do Jorel”, Uefa Champions League e Paulistão e “The Last of Us”, a produção derivada do famoso game – vale dizer que o filme, com parte de seu elenco, está entre um dos painéis mais esperados da CCXP22. A marca também terá uma agenda paralela de atividades no evento: material exclusivo sobre produções originais locais, convidados como atores, criadores e diretores, bate-papos, intervenções artísticas e muito mais. A Warner Bros Pictures traz uma série de atrações interativas de alguns de seus lançamentos no cinema. Há atividades dedicadas aos longas “Shazam! Fúria dos deuses”, “The Flash” e “Aquaman 2”. Outro destaque do estande será a ativação do filme “Barbie”, que permitirá aos participantes uma viagem pelo universo cor-de-rosa do longa. No auditório do estande, debates e conversas com influenciadores e fãs de diversas propriedades e franquias da Warner, como DC e HorrorVerse.

CCXP22

/