Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
O que esperar da 10ª edição do festival?
A CCXP23 marca sua 10ª edição, que se inicia nesta quinta-feira, 30, e segue até o domingo, 03, com a consolidação de uma estratégia que amplia sua presença no cenário global. O evento, que é o maior festival de cultura pop do mundo, em número de participantes, já tem programada sua edição no México – de 03 a 05 de maio – e conta com um dos mais recheados line-ups de celebridades internacionais dentre as grandes comic cons do planeta. Na lista de estrelas deste ano estão os atores Timothée Chalamet, Zendaya, Jason Momoa, Anna Taylor-Joy e Chris Hemsworth, o músico Bruce Dickinson e o diretor Zack Snyder.
Entre as atrações brasileiras estão Sandy, Selton Mello, Matheus Nachtergaele, Taís Araújo, Camila Pitanga, Carlos Saldanha, Rafael Grampá, Mike Deodato e Xuxa, a personalidade homenageada neste ano, cujo painel abre o evento.
Os organizadores pretendem que esta edição seja a maior de sua história. No primeiro ano, em 2014, a convenção atraiu 97 mil pessoas e mais de 80 empresas para a São Paulo Expo, local que se mantém até hoje como endereço do festival. Por sinal, nesse primeiro evento um dos convidados foi Momoa, que ainda estava distante do astro que se tornou. Para a CCXP23, os organizadores decidiram trazer de volta alguns nomes que movimentaram as edições anteriores.
No ano passado, o festival registrou um público total de 280.371, seu recorde (o anterior havia sido em 2019, antes da pandemia). Participaram do evento 104 marcas. O objetivo era superar esse número. Meta que foi alcançada, já que são 105 nesta edição, uma a mais do que em 2022.
Pierre Mantovani, CEO da Omelete Company, uma das sócias da CCXP, revelou que a edição 2022 gerou um faturamento de R$ 58 milhões para as marcas durante os cinco dias do evento (nessa conta, entra a Spoiler Night, espécie de première do festival, realizada na véspera da abertura). E o impacto da convenção sobre a cidade foi de R$ 550 bilhões.
Os patrocinadores da CCXP23 são Banco do Brasil, Fanta (que dá nome à praça de alimentação), Governo Federal, Bis e Claro, que batiza o maior palco do evento, o Thunder (no ano passado, o Cinemark tinha o naming). A operadora confirmou que repetirá o patrocínio para a edição 2024.
No apoio deste ano estão Cup Noodles, Huggies, Intimus, TikTok, Mentos, Heineken 0.0, Apple Produções e Ade Sampa (Agência São Paulo de Desenvolvimento). E os media partners são JCDecaux, Jovem Nerd, Radio Disney, Terra, Warner Bros Discovery. Já o Unlock, evento que antecede a convenção, tem o apoio de Volvo e Spotify Advertising.
Entre as novidades do evento estão a mudança do palco Ultra, que saiu do mezanino e foi “para o chão” (o que permitirá que os interessados na programação desse espaço não fiquem rodando pela São Paulo Expo até encontrar o painel desejado), e a nova localização do Artists’ Valley, área dos quadrinistas e ilustradores, considerada o coração do evento.
Antes, ela formava um bloco central no pavilhão. Isso acabava interrompendo o fluxo das pessoas, em seus deslocamentos pelas ativações. Agora, a área, que é patrocinada por Bis, passou para uma das laterais do espaço de feira, junto à entrada, cresceu de tamanho e ganhou mais visibilidade. A medida promete facilitar o trânsito entre as ruas e os estandes. “Criamos a maior avenida geek do mundo, unindo uma ponta da CCXP à outra”, brincou Mantovani.
O Artists’ Valley terá mais de 500 artistas expondo seus trabalhos. Segundo a organização, um dos focos deste ano foi tornar o espaço mais diverso. Mais de 40% dos artistas se identificam como LGBTQIA+. E do total de participantes – entre inscritos e convidados - mais de 30% são mulheres.
Também deve chamar atenção a arena podcast. Nesta edição, a área terá como principal atração a dupla Igão e Mítico. A Arena Podpah terá uma programação feita para celebrar os dez anos do festival. Entre os convidados estão os “talentos da casa”: o humorista Diogo Defante, que vai apresentar seu programa “Rango Brabo", com Tatá Diegues; e o surfista Pedro Scooby, que fará o “Podpah Visita” na CCXP; além de Jukanalha e Corpo de Pai.
Na parte de games, há alguns highlights. A arena reservada para o setor terá show de Alok, idealizador da plataforma GameChanger, e a final do campeonato X1 dos Crias, que será no domingo 03. A competição faz parte do projeto GameChanger, criado em 2020, a partir da interação de Alok com a comunidade de Free Fire, para promover diversidade nos eSports.
A CCXP será palco também do CBOLÃO, maior campeonato da comunidade de League of Legends do mundo. Esse é o primeiro evento na CCXP do streamer Gustavo Gomes, o Baiano, idealizador do torneio, que ocorre entre sexta e domingo, até o encerramento do festival. Neste ano, Baiano e seus projetos passaram a fazer parte da Omelete Company.
Como não podia deixar de ser, o streamer Gaules, atual detentor do recorde de live mais assistida na Twitch com 710 mil pessoas de forma simultânea, tem participação fundamental na CCXP. Desde 2020, a Omelete Company é sócia de Gaules, que terá a pré-estreia do documentário “A tribo” no evento, na Spoiler Night. O longa foi produzido pelo streamer e faz parte da linha chamada Gaules Originals. “A tribo" retrata a criação e ascensão de uma comunidade de eSports e tem como pano de fundo a materialização da Tribonera, no maior campeonato de Counter Strike do mundo. “Tribo” é como Gaules chama a comunidade que o segue.
É claro que a programação é super concorrida, com gente “acampando” na fila, sobretudo para acessar os painéis do palco Thunder. Mas as ativações são um show à parte, sendo igualmente disputadas. Já é sabido que quem vai a uma CCXP terá de reservar horas e horas para poder vivenciar as experiências proporcionadas nos estandes pelos estúdios e marcas ou comprar itens relacionados à cultura pop em diversas lojas espalhadas pelo pavilhão. Alguns destaques: presenças da Amazon Prime, Apple TV+, Globoplay, Warner Bros. Discovery, Netflix, Paramount + e Sony Pictures na programação. No pavilhão, entre as marcas, duas especiais para os gamers: X-Box e Nintendo.
Confira algumas atrações
- Globoplay – Um espaço de mais de mil metros quadrados, com dois estandes interligados e um estúdio transparente exclusivo é o que Globoplay vai oferecer para o público no pavilhão. Ativações interativas vão permitir uma imersão dos visitantes em cenários que traduzem o universo das séries mais populares da plataforma de streaming da Globo. Diversos talentos da empresa devem passar pelo local. A arena do estande será assinada pelo gshow. Na CCXP, o espaço contará com sete horas ininterruptas de programação, incluindo “Momentos gshow”, com muita interatividade com o público e com painéis de conteúdos do Globoplay, Multishow, GNT, gshow, Globo Filmes, Canal Brasil, Receitas, Podcast e Esportes. As ativações vão destacar as séries ‘Justiça 2’, ‘O Jogo que Mudou a História’ e a segunda temporada de ‘Os Outros’. Também estarão refletidos no estande os projetos ‘Olimpíadas de Paris de 2024’, ‘Para Sempre tão Bom – Paquitas’, ‘BBB 24’, ‘Fallen’ e ‘Origem’, além da Globoplay Store, uma loja com produtos exclusivos para os visitantes da CCXP. Quanto ao conteúdo, em seu principal painel, no domingo, no Thunder, a mediatech levará para o palco nomes como Letícia Colin, Leandra Leal, Julio Andrade, Ravel Andrade, Sabrina Sato, João Vicente de Castro, Karine Alves, Paulo Vieira, Bruno Mazzeo, Débora Lamm, Lorena Comparato, Jonathan Azevedo, Luis Lobianco e Antonio Haddad. A abertura será de Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo, e a apresentação ficará com a dupla Sabrina Sato e Paulo Vieira. Serão 75 minutos em clima de brasilidade e interação com o público. O painel fechará com uma apresentação musical.
- Warner Bros. Discovery – Terá o maior estande da história da comic com, com um espaço com mais de 1.350 metros quadrados para abrigar todas suas marcas, entre elas HBO Max, Warner Bros., e Warner Play. A proposta da companhia nesta edição é promover uma experiência imersiva e nostálgica aos fãs, com conteúdos exclusivos, conversas com talentos e atividades especiais. Sobre as ativações, a HBO Max levará o público a relembrar e vivenciar um dos espaços mais icônicos da série A casa do dragão. Também terá o Departamento de Polícia de Gotham, do universo Batman. O filme Barbie, dono da maior bilheteria do ano, terá destaque. Na parte da Warner Bros. Games, os visitantes poderão usufruir de ativações envolvendo Mortal Kombat 1 e Hogwarts Legacy. Em relação ao cinema, as próximas estreias, como Wonka, Aquaman 2: o reino perdido; Duna: Parte 2; Furiosa; Godzilla e Kong: o novo império; e a produção nacional Evidências do amor, vão contar com ativações e espaços tematizados para fotos. O espaço da WBD tem ainda um miniauditório. Novas produções de Irmão do Jorel; Rick & Morty, Da ponte pra lá, terão vez no local. Quanto a painéis no palco Thunder, a empresa terá um dedicado a True Detective, com a presença de Issa Lopez, Jodie Foster e Kali Reis; A casa do dragão, com Ewan Mitchell e Steve Toussaint, e Cidade de Deus, série nacional derivada do filme, que contará com Andreia Horta, Roberta Rodrigues, Alexandre Rodrigues e Aly Muritiba. Outro painel está reservado ao Adult Swim, de animação para o público adulto. No palco Ultra, as novelas originais HBO Max ganham espaço, com Beleza Fatal e Dona Beja, com a participação de Camila Pitanga, Camila Queiroz, Giovanna Antonelli, Grazi Massafera e David Jr.
- Prime Video – A série Fallout, inspirada na franquia de videogames de sucesso, estará no palco Thunder, no sábado, com o produtor executivo e diretor Jonathan Nolan, da Kilter Films, produtor executivo e co-showrunner Graham Wagner, e as estrelas da obra Ella Purnell, Aaron Moten e Walton Goggins. A série estreia em 12 de abril de 2024. Em seu estande, a plataforma terá ativações com partes dedicadas aos fãs de esporte e outras atividades relacionadas ao Prime Video Channels. Fallout e The Boys terão uma área imersiva para o público se preparar para ver seus personagens favoritos no mundo das séries.
- Paramount+ - No palco Thunder, Hugo Gloss e Nicole Bahls vão comandar a apresentação. Entre os convidados internacionais estão Pablo Schreider e Joseph Morgan com HALO; Sonequa Martin-Green e Michelle Paradise com Star Trek: Discovery; os atores da série juvenil The Thundermans Return, Kira Kosarin e Jack Griffo e Grag Queen e as 12 queens competidoras da primeira temporada de Drag Race Brasil: Aquarela, Betina Polaroid, Dallas de Vil, Diva More, Hellena Malditta, Melusine Sparkle, Naza, Organzza, Rubi Ocean, Shannon Skarllet e Tristan Soledade. No estande, os fãs poderão se aventurar em espaços como “Recrutamento Spartan da UNSC”, de HALO, e o “Capitão a bordo”, de Star Trek, além de outras experiências interativas e ativações de produções como Drag Race Brasil, Anderson Spider Silva, De Férias com o Ex e As Tartarugas Ninjas: Caos Mutante.
- Disney – Um estande de 360m² terá à disposição do público produtos licenciados Disney, Pixar e Marvel. Uma loja oficial da Marvel e uma loja exclusiva de pelúcias de Disney100 serão as atrações. Após ser apresentada oficialmente na CCXP22, a Marvel Store - operada pelo Grupo Dream - é uma realidade para os fãs. A primeira loja física da América Latina foi inaugurada no Parque Dom Pedro Shopping, em Campinas (SP), e agora estará presente novamente na CCXP, com 260m² e mais de 800 opções de itens. O público também poderá aproveitar uma programação especial no palco da loja com a presença do dublador do novo jogo Spider-Man 2, da PlayStation, e designers de produtos, além de desafios e quizzes e encontro de cosplayers. As atrações podem ser consultadas no telão do espaço durante os quatro dias de evento. A outra parte do estande será operada pela Toy Mania, maior loja online especializada em brinquedos. Assim como as comemorações dos 100 anos da The Walt Disney Company começaram oficialmente no Brasil na CCXP22, este espaço de 100m² será tematizado de Disney100. O aniversário foi celebrado ao longo do ano de 2023 através de diversas iniciativas e ativações realizadas especialmente para os fãs e todos que fazem parte dessa longa história.
- Mauricio de Sousa Produções (MSP) – Em um estande de 360m² em homenagem aos 60 anos da Mônica, a MSP proporcionará experiências imersivas no evento. O espaço promete promover uma grande interação entre o público e as diversas produções de audiovisual que vêm por aí. Com a ação coelhadas gigantes, áreas instagramáveis e a presença dos personagens de cosplay, os fãs poderão se divertir e compartilhar momentos. Na lojinha da Mônica, idealizada pela primeira vez em formato autosserviço, serão vendidos produtos criados especialmente para o festival.
- Fanta - O estande tem inspiração no clássico jogo Pac-Man. As experiências criadas pela marca prometem trazer o jogo para a vida real. Os visitantes se tornarão o próprio Pac-Man ou algum dos monstrinhos coloridos que o perseguem no game. Para eternizar a atmosfera arcade, o público concorre a brindes exclusivos com a temática de Fanta + Pac-Man. O live game, batizado de “Se Joga no Play” terá uma dinâmica onde o jogador principal será conduzido por sua dupla, que ficará em uma plataforma suspensa em forma de arcade, com visão total do labirinto. O objetivo da experiência é coletar todos os sabores de Fanta e sair do labirinto sem ser alcançado pelos fantasmas coloridos, que também serão participantes do evento. Os visitantes também poderão se divertir com máquinas de arcade que estarão disponíveis nas laterais do estande. A Fanta projetou ainda uma arquibancada para o público recarregar as energias. A área oferece visão privilegiada para o live game. Nela, haverá estações de carregamento para celulares.
- Bic – O estande da marca vai explorar o “Bicverse”, espaço criativo da marca no Fornite. A terceira fase será desbloqueada na CCXP, com direito a gameplay ao vivo. Quem passar pela área da Bic poderá se entreter com uma “Garra Humana”, com brindes, com a presença dos streamers Diana Zambrouski e Blackoutz, e poderá explorar o mapa da Bic no Fortnite.
- 3 Corações – A marca faz sua estreia no festival divulgando a parceria que fez com a The Walt Disney Company, apresentando ao público a edição limitada da nova máquina de café e duas versões de cápsulas inspiradas na franquia Star Wars. O espaço tem uma escultura de Lego do personagem Darth Vader em tamanho natural e um grande mosaico com imagens dos personagens da saga feito à base de cápsulas de café. A ambientação traz uma réplica gigante da máquina de café para um quiz interativo sobre o universo de Star Wars. No evento, serão oferecidas duas novas versões de cápsulas: Espresso Dark Side e Espresso Light Side. Outro destaque será o Cappuccino Power Whey.