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Entidade se posiciona a respeito da saída da ABA
A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) tomou uma decisão na sexta-feira 22 que exigiu uma reação do Conselho Executivo das Normas Padrão (Cenp). Em cumprimento à deliberação unânime de sua diretoria nacional, a ABA se desligou do quadro associativo do Cenp, cuja missão reconheceu, em comunicado, como sendo a “de zelar pelas boas práticas comerciais e autorregulamentação do mercado publicitário”.
Uma das fundadoras do Cenp, a associação dos anunciantes alegou que “o mundo mudou”, bem como a comunicação. As novas tendências da indústria, ponderou, envolvem interesses tanto das marcas, quanto dos veículos e das agências. A ABA alegou que tem a obrigação de discutir como tornar o mercado mais livre e dinâmico. Por essa razão, a entidade optou por se desligar, por conta de uma “necessária evolução”.
Uma semana depois, e após discussão com as demais entidades que compõem o conselho – entre elas, a Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), o Cenp divulgou seu posicionamento referente ao desligamento da ABA.
Segundo o comunicado, a entidade respeita a decisão da associação dos anunciantes. “Assim como participar do ambiente autorregulado é uma decisão voluntária, deixar de participar do Cenp também é”, sublinhou.
O documento informou ainda que as entidades mantenedoras do conselho “seguirão interagindo, debatendo e ouvindo todos os anunciantes que valorizam o modelo brasileiro, sempre de portas abertas”.
Confira o comunicado na íntegra:
“Desde sua fundação, há 22 anos, o Cenp é o principal fórum de debates de ideias e de busca das melhores práticas do mercado de publicidade e comunicação, funcionando como o centro de autorregulação ético-comercial da atividade.
O objetivo maior da autorregulação sempre foi a profissionalização máxima e a defesa da ética nas relações entre veículos, agências e anunciantes.
Entidades setoriais e de profissionais participam do Cenp de forma voluntária porque reconhecem que as melhores práticas do mercado surgem do diálogo, da compreensão dos interesses e das opiniões dos diferentes membros, em favor de relações saudáveis e justas. Desta forma, valoriza-se a liberdade e evitam-se abusos de poder econômico por quem quer que seja.
Assim como participar do ambiente autorregulado é uma decisão voluntária, deixar de participar do Cenp também é. Aliás, a liberdade de decisão na forma de divulgar seus produtos e marcas sempre esteve, e continua a estar, nas mãos das empresas. Participa e usufrui do ambiente de autorregulação e do modelo brasileiro quem livremente assim deseja.
Respeitamos a decisão da diretoria da ABA- Associação Brasileira de Anunciantes em deixar o Cenp.
Abap, Abert, ABTA, Aner, ANJ, Central de Outdoor, Fenapro, ABMN, ABOOH e Fenapex, como as demais entidades participantes, seguirão interagindo, debatendo e ouvindo todos os anunciantes que valorizam o modelo brasileiro, sempre de portas abertas. Certamente os anunciantes continuarão representados e atuantes no ambiente de autorregulação por meio dos vários organismos de participação do Cenp.
Podem mudar as formas, podem mudar os caminhos, mas o objetivo de um mercado justo, ético e profissional não muda.”