Cenp-Meios

1º semestre: crescimento de 16% em compra de mídia

05.09.24

Os investimentos em compra de mídia no Brasil tiveram um aumento de 16% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2023, segundo novo levantamento do Cenp-Meios.

Entre janeiro e junho deste ano, o mercado publicitário movimentou R$ 10,6 bilhões, em comparação aos R$ 9,14 bilhões nos seis primeiros meses de 2023. Há de se destacar, no entanto, que o novo levantamento do painel Cenp-Meios contou com 325 agências de publicidade, número superior que do primeiro semestre do ano passado, que reuniu 319 (leia aqui).

A tendência de queda do market share da TV aberta se mantém. Apesar de manter a liderança de participação, a fatia da mídia caiu de 43% no primeiro semestre de 2023 para 39,5% no mesmo período deste ano. Em 2021, o índice nos primeiros seis meses do ano  era de 52,9% e de 46,1% nos mesmos meses de 2022.

Por outro lado, o share da mídia internet segue em ascensão passou de 36,9% no primeiro semestre de 2023 para 38,2% no mesmo período deste ano.

Em comparação com o primeiro semestre do ano passado, a mídia out of home também registrou crescimento: de 9,2% nos primeiros seis meses de 2023 para 11,2% de janeiro a junho deste ano.

"Como, historicamente, o aporte tende a ser maior no segundo semestre, tudo nos leva a crer que com novas frentes como Rock in Rio, Black Friday e eleições fecharemos 2024 com um marco significativo para o nosso negócio”, declara Luiz Lara, presidente do Cenp e chairman do Grupo TBWA no Brasil.

Veja acima o quadro com os investimentos de mídia no primeiro semestre de 2024.

Leia anterior com o crescimento no 1º trimestre, segundo o Cenp-Meios, aqui.

Para você não esquecer: vem aí o Festival do Clube de Criação com um lineup incrível. Os ingressos já estão disponíveis. Adquira o seu por meio da plataforma Sympla. O atual lote, com desconto, é limitado. Portanto, garanta sua participação o quanto antes, clicando aqui. Agências, produtoras, anunciantes comprem também seu lote de ingressos o quanto antes (aqui). Nos vemos no Memorial da América Latina nos dias 12 e 13 de outubro, sábado e domingo. Interessados em patrocinar o evento procurem o washington@clubedecriacao.com.br. Até lá.

Dúvidas, sugestões, palpites, comentários? clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou mensagem para o Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881.

Cenp-Meios