Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
De purificador de ar a robô-assistente
No primeiro dia da CES 2021, em seu formato digital (leia aqui), foram apresentados aparelhos e tecnologias que, de algum modo, se relacionaram às consequências da covid-19 no cotidiano. Claro que estiveram nas sessões virtuais novos modelos de TVs, como costuma acontecer todos os anos. Mas, desta vez, o discurso estava bem sintonizado com os efeitos da pandemia.
A primeira marca a se apresentar foi a LG. Um de seus primeiros itens foi a linha de purificador de ar (PureCare) que inclui um aparelho portátil e mesmo uma máscara. Também se destacaram eletrodomésticos, como a geladeira InstaView Door-in-Door, na qual é possível ver o interior sem abrir a porta. Outra novidade é a Wash Tower, uma combinação vertical de lavadora e secadora de roupas.
Tudo isso pode ser acionado pelo aplicativo ThinQ, definido pela marca como sua plataforma de lifestyle. Outro ponto marcado pela LG foi como o significado de “casa” mudou por causa da pandemia, já que se transformou no lugar onde vivemos, trabalhamos, aprendemos, desenvolvemos hobbies. A cozinha, por exemplo, foi posicionada como um espaço criativo.
Para falar de um robô que usa luz ultravioleta para desinfectar ambientes, o Cloi UV-C, a fabricante recorreu a uma influenciadora virtual, Reah Keem. Ela mostrou como o robô é autônomo e pode atuar em lugares como empresas, academias e hotéis. Cloi UV-C estará disponível ainda neste ano nos EUA.
Na parte de entretenimento, um dos focos foi o modelo de TV Oled Evo, uma evolução que permite ter um controle remoto com NFC, que faz facilmente o pareamento do celular com a TV. A marca também chamou atenção para a tecnologia QNED, que une pontos de cor quânticos, nanocélulas e LED.
A LG e outras marcas que se apresentaram no primeiro dia da CES 2021 estão ressaltando a busca de inovação para um novo normal. Na LG, o mantra é “Innovation for a better life”. Na Samsung, o lema é “Better normal for all”. E na Panasonic, a frase que acompanhou a apresentação foi “A better life, a better world”.
No caso da Samsung, diversos ambientes foram mostrados em um estúdio percorrido por Sebatian Seung, head do Samsung Research e especialista em inteligência artificial. O objetivo era apresentar as soluções criadas para construir o futuro de maneira mais personalizada. Além de geladeiras e novos modelos de TV, a fabricante tratou do app Samsung Health, mostrando seu sistema para tornar treinos mais fáceis (o smart trainer).
Também chamaram atenção um robô para limpeza, equipado com câmera e sensores inteligentes – podendo cuidar também de restaurantes –, e outro que atua como assistente em casa, o Bot Care. Ele pode alertar se a pessoa passou tempo demais trabalhando no computador ou se vai começar uma videoconferência (ele vem equipado com tela). Foi apresentado ainda um robô equipado com uma mão, o Bot Handy. Ele usa IA para entender os objetos. Assim, pode colocar, por exemplo, a louça para lavar numa máquina ou enfeitar a casa com flores.
A Panasonic, por sua vez, abriu sua sessão falando dos Jogos de Tóquio. Patrocinadora da olimpíada, a marca convidou o presidente do comitê organizador para levar uma mensagem que celebra a unidade – o evento foi adiado do ano passado para este. Em seguida, abordou tecnologias que melhoram a vida em casa e que também se estendem a carros, museus, escolas e outros ambientes externos.
Um dos pontos destacados foi a tecnologia que limpa, purifica e refresca espaços como elevadores, escritórios e mesmo carros. Ela foi testada para ajudar a combater a covid-19. Outra solução que a marca apresentou se refere a smart lockers onde as pessoas podem retirar alimentos pedidos em restaurantes, por exemplo. Tudo monitorado pelo celular - e aumentando a segurança do usuário.
Em relação a entretenimento, a Panasonic trouxe a Lumix BGH1, uma câmera com diversas funcionalidades, facilitando a experiência de live streaming. Um show será transmitido nesta terça-feira, 12, com o equipamento. No “palco” montado em um estúdio, estará a banda indie Cold War Kids.
Outra experiência em que a marca investiu foi um programa exibido no primeiro dia da CES com um grupo de cozinheiros que construiu seu nome no YouTube, The Try Guys. Eles prepararam pratos utilizando o forno multifuncional da marca, o Home Chef 4 em 1. O eletrodoméstico traz as funções air fryer, assar, grelhar e micro-ondas.
Entre as tendências, a CTA, organizadora da CES, as soluções inteligentes para casa, as aplicações que melhoram o cuidado com a saúde, as ferramentas que facilitam o e-learning, a eletrificação de carros, a robótica, o 5G, e as tecnologias de motion sense. Elas devem ser mais vistas nos próximos dias do evento.