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O que está chamando atenção nesta edição
Que a Inteligência Artificial seria uma das palavras a circular fartamente na CES 2024, ninguém tinha dúvida. Uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, que acontece em Las Vegas – e termina nesta sexta-feira, 12 –, ela demonstrou a onipotência da tecnologia, que marcou presença em vários produtos. Entre os equipamento, muitos holofotes se dirigiram para as TVs, inclusive as telas transparentes. Chamaram atenção também óculos, robôs e diversos gadgets que a gente não tem certeza se são úteis mesmo.
Uma das atrações desta edição foi o robô Ballie, da Samsung, em nova versão. Ele, que apareceu primeiro na CES 2020, está posicionado como “companheiro da casa inteligente”. O robô doméstico equipado com IA conta com recursos projetados para auxiliar os humanos em suas rotinas diárias. A companhia planeja iniciar vendas ainda em 2024.
Ele é um assistente pessoal, que se move de forma autônoma pela casa. Ao se conectar a eletrodomésticos, Ballie pode gerenciar diversos equipamentos. Com o tempo, se torna mais eficiente, oferecendo serviços mais inteligentes e personalizados. Afinal, a IA o leva a aprender com os hábitos dos donos da casa.
Ao explicar o que o robô pode fazer, a Samsung adota a palavra “usuário”. É algo interessante. Sendo assim, quem adquirir o Ballie, será um usuário dos serviços que a máquina poderá prestar. Logicamente, Ballie é muito mais provido de recursos do que os “robozinhos” que são aspiradores.
Ele pode cuidar dos pets da família. Seus sensores são capazes de entender que é preciso colocar mais comida para o cachorro ou até exibir um vídeo para que o animal fique entretido. Isso porque ele tem um projetor interno que joga imagens seja para uma parede, para o chão ou para o teto. E Ballie ainda envia vídeos para os usuários, mostrando como está o bicho de estimação. Se houver necessidade de monitorar familiares, a máquina também envia notificações.
Como “companheiro da casa inteligente”, Ballie tem meios de ser bastante simpático. Quando o usuário chegar em casa, pode ser recebido por uma mensagem de boas-vindas, projetada pelo robô. Antes disso, o assistente já ajustou o ambiente conforme o desejado. Se for para exercícios, trabalho ou momentos de relaxamento, é só planejar. Ele pode exibir vídeos de treinos, abrir videochamadas ou tocar músicas.
A Samsung fez outras apresentações na CES, claro. Seu estande tem o tema "IA para todos: Conectividade na Era da IA". Uma das áreas foi preparada para mostrar um ecossistema para casa inteligente. A empresa sul-coreana conta com 196 dispositivos compatíveis com o conceito – e produtos de 48 companhias parceiras. Em outro setor, o destaque foi um conjunto de TVs premium, incluindo a nova Micro Led transparente, que ainda não tem data de lançamento. A Samsung apresentou três monitores diferentes com essa tecnologia.
TV transparente
Nesse campo, outra marca sul-coreana ganhou a atenção do público com sua TV de tela transparente. A LG levou para a feira o modelo Signature OLED T. Na corrida das telas que “desaparecem”, a LG sai na frente por colocar o produto à disposição do consumidor mais cedo. O modelo exibido, de 77 polegadas, exibe imagens em 4k. A TV da LG é uma das vencedoras do “CES Innovation Awards”, que seleciona os produtos mais inovadores do evento. A fabricante pretende iniciar vendas do modelo neste ano, mas não estipulou data, nem preço.
Por sinal, a LG também abordou a IA, tratando a tecnologia como um dos "facilitadores mais essenciais do sucesso". Para isso, a empresa procurou demonstrar como ela pode proporcionar benefícios tangíveis. A companhia a redefiniu como “Inteligência Afetiva”, apostando que a inteligência artificial irá promover uma experiência para o cliente mais atenciosa e empática.
Carro voador elétrico
Já que estamos falando de empresas da Coreia do Sul, mais uma brilhou no evento. O Grupo Hyundai teve como grande destaque o Supernal S-A2, carro voador elétrico que é uma evolução do S-A1, exibido na CES 2020. Ele transporta piloto e mais quatro pessoas. A produção dessa aeronave, de decolagem e pouso verticais (modelo conhecido como eVTOL), deve ser iniciada em 2028.
O grupo BMW, por sua vez, deu foco para novos produtos de infoentretenimento e projetos que indicam o futuro da experiência de dirigir. A empresa demonstrou como óculos de realidade aumentada e realidade mista podem ser aliados do motorista. No estande da montadora, era possível testar modelos de AR em um passeio por Las Vegas. Os óculos davam visão a informações como instruções de navegação, localizações de estações de carregamento e alertas, bem como forneciam visualizações de apoio para estacionar e conteúdo de entretenimento.
Os engenheiros da BMW contaram com parceiros para aprimorar a experiência. Eles conseguiram mostrar conteúdo estável de realidade aumentada e realidade mista aos passageiros em um veículo em movimento dinâmico. A imagem exibida fica incorporada de forma segura no ambiente, mesmo em situações desafiadoras, como ao fazer curvas ou passar por grandes lombadas. Para isso, o sistema de rastreamento do dispositivo AR/MR deve estar vinculado aos dados do sensor do veículo.
Óculos para ouvir melhor
Quem diria que óculos poderiam ajudar a ouvir melhor? A Essilor Luxottica levou para a CES o modelo Nuance Audio que funciona como um aparelho auditivo para quem tem perda ligeira a moderada. Ele tem seis microfones e softwares que amplificam o som instalados nas hastes. Com isso, não é necessário usar aparelhinhos no ouvido. Os óculos devem estar disponíveis nos EUA neste ano e na Europa em 2025.
Coelhinho dos apps
Um aparelhinho com o nome de Rabbit R1 esteve em várias listas de destaques da CES 2024. É um dispositivo com IA no qual o usuário pode apertar um botão, fazer uma pergunta e aguardar a resposta que será buscada entre os aplicativos que a pessoa costuma utilizar. Se o interesse for por ouvir uma música de Beyoncé, por exemplo, o Rabbit R1 irá atrás do que o usuário costuma escutar no Spotify. Também dá para pedir um Uber. Tudo isso sem a necessidade de abrir os apps no celular. Isso não quer dizer que o equipamento irá substituir o smartphone, garantiu o fabricante. A Rabbit posiciona a novidade como um complemento do celular. Afirma até que se trata de uma “companhia de bolso”. O dispositivo está em pré-venda nos EUA ao custo de US$ 199. Deverá chegar aos primeiros clientes em março.