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#ChamaPraConversa

Mutato e SaferNet em campanha contra o ódio nas redes

06.02.18

A SaferNet, o Google.org e o UNICEF Brasil lançam o SaferLab, laboratório de ideias para apoiar projetos de conteúdo relacionados a Direitos Humanos, na web.

Na prática, o projeto inclui formação, mentorias e bolsas para que adolescentes e jovens possam criar contra-narrativas para o discurso de ódio na internet.

O foco do SaferLab são pessoas entre 16 e 24 anos, de todo o Brasil, que pertençam aos grupos que costumam ser alvos mais frequentes do discurso de ódio: mulheres, LGBTs e negros.

As inscrições estão abertas e a seleção levará em conta a afinidade com o tema, experiência, criatividade e vontade de trabalhar com conteúdo online.

O projeto terá três fases: webinars (formação online), imersões (curso intensivo de um final de semana) e mentorias (suporte e supervisão de especialistas). No programa, estarão temas ligados a direitos humanos, liberdade de expressão e estratégias de comunicação online. No final, os melhores projetos serão contemplados com dez bolsas entre R$ 1,5 mil e R$ 12 mil para que sejam colocados em prática.

A internet nos oferece a possibilidade de aprender, de receber, de criar e de compartilhar conteúdo e informações em tempo real, mas respeito, educação e empatia são fundamentais. O papel do Google.org, braço filantrópico do Google, é também apoiar causas que proporcionem esse debate e empoderem os jovens”, pontua Juliana Nolasco, gerente de políticas públicas do Google.

O discurso de ódio é um problema que tem despertado crescente preocupação de governos, empresas e organizações não-governamentais. De acordo com a Safernet, o racismo é segundo crime mais denunciado, atrás apenas de pornografia infantil. Para se ter uma ideia, a organização já recebeu mais de 2 milhões de denúncias de conteúdo de ódio.

O SaferLab propõe amplificar a voz de quem normalmente é alvo e oferecer insumos para a qualificação do discurso e para a ocupação do debate público com conteúdo propositivo. Pode ser um vídeo, um meme, uma hashtag, um aplicativo ou qualquer boa ideia que propague mensagens que façam frente ao ódio, promovendo respeito, diversidade e diálogo.

A campanha #chamapraconversa apresenta o projeto e foi criada pela Mutato. Ela reúne quatro Youtubers e tem por objetivo estimular a reflexão crítica sobre comentários e comportamentos do cotidiano online. Um de seus motes, "o diferente é parecido com você", busca criar uma zona comum de identificação e incentivar a escuta sensível - celebrando e respeitando as diferenças.

Esta terça-feira, 6, é o dia da segurança na internet, e a data marca diversas ações, mundo afora, contra o discurso de ódio e a impunidade.

 

#ChamaPraConversa

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