arrow_backVoltar

Chelsea Hotel

Claudio Edinger lança 2ª edição de livro icônico

04.11.24

Publicado em 1983, o livro “Chelsea Hotel’’, uma referência da fotografia documental no mundo, está esgotado há décadas, mas agora ganha uma segunda edição, com apoio da Atto, plataforma de arte que promove ações imersivas. Assinada pelo fotógrafo brasileiro Claudio Edinger, a obra retrata com sensibilidade o espírito vibrante e eclético dos habitantes desse lendário hotel nova-iorquino, onde viveram desde celebridades e ganhadores do Prêmio Pulitzer até desconhecidos, como strippers e motoristas de limusine.

Chelsea Hotel” conquistou um prêmio Leica em 1984. A nova edição do livro trará fotos inéditas, prefácio da escritora e atriz Alexandra Auder – que passou a infância no hotel –, e um ensaio do especialista em fotografia Fred Ritchin.

Edinger revisitou as legendas e traz uma perspectiva profunda e nostálgica sobre a vida dos moradores do Chelsea ao longo dos anos. Entre os retratados, um dos destaques é o pintor Alpheus Cole, que chegou a ser o homem mais velho do mundo. Ele faleceu aos 112 anos no próprio hotel.

Economista de formação, Claudio Edinger nasceu em 1952 no Rio de Janeiro. Começou a fotografar em 1975. Suas obras exploram a essência das paisagens e da vida urbana. Seus trabalhos já receberam diversos prêmios, incluindo o Leica Medal of Excellence.

O lançamento acontece nesta segunda-feira, 04, em um evento à noite que reunirá Edinger e o jornalista Raul Juste Lores, no Teatro Unimed, em São Paulo. A conversa será seguida por sessão de autógrafos.

Chelsea Hotel

/