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Tech Girls

Série da Samsung reúne histórias de mulheres na tecnologia

04.04.18

Como acontece em outros setores, as mulheres que atuam em áreas ligadas à ciência e à tecnologia sofrem com atitudes machistas e diferenças de tratamento provocadas pela falta de igualdade de gênero. Os obstáculos enfrentados por elas estão abordados em uma série documental de três episódios que será lançada ainda neste mês, 4, pela Samsung, dentro do posicionamento global “Do What You Can’t”.

Batizada de “Tech Girls” e com exibição na mídia social, a série traz histórias reais de mulheres que superaram desafios na pesquisa científica, no universo dos games e também como empreendedoras. Nesta quarta-feira, 04, vai ao ar, no YouTube, o trailer (veja abaixo) que apresenta o projeto, que levou até quatro meses para ser produzido.

Desde o início do ano, a Samsung vem trabalhando o conceito de não desistir de sonhos, por mais complexos que sejam. Também aborda valores que procuram transformar a sociedade. Para ressaltar esse posicionamento, a empresa tem apostado em uma estratégia de branded content. A primeira ação nesse sentido foi a campanha “Samsung é mais jogo”, uma série com três vídeos desenvolvida pela Cheil e que conta com o técnico Tite. O pano de fundo é o combate ao bullying. O treinador da seleção brasileira ajuda crianças que foram preteridas em algum momento de suas vidas e que, sob sua orientação, formam um time de futebol.

Para o segundo projeto, a Samsung convocou agências para apresentarem ideias. Ganhou a proposta da The Story Lab/ Isobar que discutia empoderamento feminino. Definiu-se que o foco estaria na ciência e na tecnologia. A partir de então entrou em cena a produtora Spray, que foi atrás de histórias reais de superação. Foram escolhidas sete mulheres.

Também nessa área estamos em situação de desigualdade. Dos prêmios do Nobel da Ciência, apenas 3% deles foram para mulheres”, conta Andréa Mello, diretora de marketing corporativo e de consumer electronics da Samsung.

O primeiro episódio da série, que estreia no dia 23, é “Cientistas brilhantes” e mostra as batalhas por reconhecimento de uma astrofísica da USP e uma bióloga que faz pesquisas sobre câncer. O segundo se chama “Garotas Gamers” e será exibido no início de maio. Ele reúne depoimentos de três mulheres que sofreram assédio durante partidas de jogos online. Uma pesquisa do segmento aponta que elas já representam mais de 50% dos gamers no Brasil. Apesar disso, sofrem com a falta de patrocínio e apoio financeiro e o assédio enquanto jogam.

O último episódio, “Mulheres Empreendedoras”, no ar também em maio, traz duas mulheres que tiveram de superar a descrença generalizada a respeito da capacidade de gerar negócios. Atualmente, ambas comandam empresas de sucesso. Todas essas histórias sensibilizaram a equipe da Spray, majoritariamente composta por mulheres, como revela a diretora de cena Judith Belfer. “Abrimos oportunidades para meninas trabalharem em funções técnicas. Isso até ajudou a fluir o set. E a gente se identificou muito com as histórias”, afirma Judith.

Os depoimentos dessas mulheres vão alimentar debates e conversas nas plataformas sociais da Samsung na segunda fase da campanha, que terá a participação de influenciadores. “Ao contar histórias de mulheres inspiradoras, a Samsung pretende sensibilizar a população e engajar a todos para que possamos acreditar no potencial humano”, explica Andréa. A campanha deverá durar três meses.

Ficha Técnica:

Diretora: Judith Belfer

Cliente: Samsung

Agência: Isobar Brasil

Criação e Produção de Conteúdo Executiva: The Story Lab

Título: Tech Girls

Produto: Institucional

Aprovação: Andrea Mello, Juliana Martins

Criação e roteiro: Vivian Lagua (The Story Lab)

Criação e Produção Executiva: Luciana Mendes (The Story Lab)

Diretores de Criação Executivo: Andrea Siqueira, Douglas Kozonoe, Camila Moletta

Redatores: Thomás Davini, Lucas Vieira (Madu)

Diretores de Arte: Thiago Grossi, Rafael Barbaroti (Tchuli)

Motion Design: Fabio Del Rio, Francisco Martins

Connections Strategy: Camila Lima, Daniela Altenfelder

Audience Strategy: Bruna Bosco, Beatriz Sá, Beatriz Vignoto

Negócios: Carol Escorel, Camila Alvarenga, Renata Ribeiro

Projetos: Marcus Martins, Bianca Paiva, Priscyla Castilho

Produção RTV: Juliana D’antino, Murillo Moretti

Comunicação: Marina Tunes

Produtora de vídeo: Spray Filmes

Diretora: Judith Belfer

Assistente de direção: Ana Rios, Larissa Pamela de Andrade

Fotografia: Fernanda Frazão, Julia Equi, Michele Diniz.

Produtora Executiva: Gabriela Boghosian

Diretora de produção: Tarcila Roskosz Villa e Juliana Salviano Loureiro

Assistentes de produção: Mariana Cristina Bortolotti e Sara de Rizzo Avanci

Técnica de som: Maria Clara Cervantes

Logger: Milena Fernanda Hage e Tamiris Soares Inô

Coordenadores de produção: Maeve Cabral Corona e Fernando Contreras

Assistentes de coordenação: Daniela de Oliveira e Daniel Bento Borges

Maquiadora: Sulamita Pereira Dancuart

Montadoras: Fernanda Krajuska, Daniela Ribeiro Guimarães e Livia Massei

Produtora de áudio: Sonora

 

Lena Castellón

 

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