Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
10ª edição do Festival Varilux começa nesta quinta-feira
A edição de 2019 do Festival Varilux de Cinema Francês acontecerá entre 6 e 19 de junho, em mais de 80 cidades brasileiras.
A programação deste ano é composta por 16 longas-metragens lançados recentemente, um clássico ("Cyrano", de Jean-Paul Rappeneau) e um filme de ação com uma sessão aberta ao público apenas no Rio de Janeiro ("O Chamado do Lobo", de Antonin Baudry).
Além da exibição dos filmes, a 10ª edição do festival realiza atividades paralelas, como sessões com debates, ações educativas e o 3º Laboratório Franco-Brasileiro de Roteiros, entre 3 e 7 de junho, no Rio de Janeiro, coordenado por François Sauvagnargues, especialista de ficção e diretor geral do FIPA (Festival Internacional de Programação Audiovisual).
De acordo com Emmanuelle Boudier, uma das diretoras e curadoras do Varilux, em 2010, o Festival era apresentado em nove cidades para 22 mil espectadores. No ano passado, desembarcou em 88 cidades e conquistou 180 mil espectadores. Em 2018, foram mais de 600 projeções gratuitas, em parceria com o Sesc.
O evento é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinador principal a Essilor/Varilux, além do Ministério da Cidadania, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Entre os destaques da programação deste ano estão os filmes “Quem Você Pensa Que Sou”, dirigido por Safy Nebbou e com Juliette Binoche no elenco; “Finalmente Livres”, com Pio Marmai, Damien Bonnard e Adèle Haenel; “Graças a Deus”, de François Ozon; e “Asterix e o Segredo da Poção Mágica”, de Louis Clichy e Alexandre Astier.
Confira a programação completa, aqui.
Serviço:
Festival Varilux de Cinema Francês 2019
Datas: 6 a 19 de junho em 82 cidades brasileiras (o número poderá ser alterado até o início do festival)
Exibições pagas nos cinemas e gratuitas em 20 Unidades Culturais do Sesc