Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Galaxy S24, IA e a nova busca do Google
Com sua nova linha Galaxy S24, a Samsung destaca a IA não apenas como base dos produtos que foram anunciados nesta quarta-feira, 17, em evento global, o Unpacked. A fabricante sul-coreana a apresenta também como tecnologia que potencializa as experiências cotidianas. É o que se vê na campanha produzida para o lançamento.
Os modelos Galaxy S24 Ultra, Galaxy S24+ e Galaxy S24 contam com o Galaxy AI, a inteligência artificial da Samsung. Eles inauguram o que a marca está chamando de “a nova era da IA móvel”. Os aparelhos chegam com a promessa de amplificar “praticamente todas as experiências” oferecidas pela linha, desde viabilizar traduções simultâneas em chamadas até fazer buscas de uma maneira nova, desenvolvida pelo Google para o sistema Android.
"A linha Galaxy S24 transforma nossa conexão com o mundo e inaugura a próxima década de inovação móvel", declarou TM Roh, presidente e chefe de mobile experience business da Samsung Electronics. "O Galaxy AI é baseado em nosso legado de inovação e profundo entendimento de como as pessoas utilizam seus smartphones”, completou.
Para demostrar as novidades da linha de forma geral, a fabricante convidou a atriz Emma Myers (da série “Wandinha”), que faz parte do Team Galaxy, para uma viagem a Seul. O filme foi rodado inteiramente no novo Galaxy S24 Ultra (confira abaixo) e se junta à campanha “Filmed #withGalaxy”, que mostra os recursos da câmera do Galaxy.
Diversas funções foram demonstradas por Emma durante o tour pela cidade, como fazer reservas por telefone com o Live Translate (o recurso de tradução simultânea), capturar momentos de um show de k-pop com o Nightography Zoom (que aproxima detalhes em ambientes escuros) e descobrir pontos de acesso entre locais com a nova busca do Google, o Circule para Pesquisar.
A ferramenta da big tech está em destaque em outro filme da Samsung, que apresenta a novidade com o mote “Circulou, encontrou”. O comercial, que foi adaptado para o Brasil, traz um casal vendo um filme em que aparece uma luminária na forma de cachorro. O homem, que estava com um laptop, começa a pesquisar pela peça, descrevendo em detalhes o que julga importante para ter uma pesquisa mais assertiva. A mulher, percebendo o que está acontecendo, faz uma pausa no vídeo e circula a luminária com a ponta do dedo. E a busca encontra o objeto.
O Galaxy S24 é o smartphone que faz a estreia da busca por gestos do Google. Após segurar o botão inicial, o usuário pode circular, destacar, rabiscar ou tocar em qualquer parte na tela do celular para ver resultados da pesquisa em alta qualidade. A Samsung informa que, dependendo da localização da pessoa, para certas buscas, resumos serão gerados por Inteligência Artificial para trazer informações úteis e com contexto.
Circule para Pesquisar
O Google também criou um filme para falar do “Circle to Search” (o nome em inglês). A big tech demonstra que não é preciso sair de uma aplicação para outra. É possível fazer a pesquisa com gestos simples, especialmente o circular – veja o vídeo mais abaixo.
O blog do Google traz mais detalhes sobre a funcionalidade. Para ter mais informações sobre algo, a pessoa pode fazer pesquisa de texto e imagem ao mesmo tempo (Multisearch). As atualizações da companhia na área de IA vão permitir, por exemplo, que se circunde uma imagem de cachorro-quente coreano e se pergunte: "Por que eles são tão populares?". O resultado trará dados sobre como ele é feito e o contexto da crescente popularidade da cultura coreana.
O Circule para Pesquisar será lançado no dia 31 de janeiro em smartphones Android premium selecionados: Pixel 8, Pixel 8 Pro e o novo Galaxy S24 Series. De acordo com o Google, a nova ferramenta estará disponível em todos os idiomas e locais onde esses aparelhos estiverem à venda.
Criatividade, imagens via Galaxy AI
Outra novidade que deve atrair a atenção do consumidor para os novos celulares da Samsung é a suíte de ferramentas alimentadas por IA (ProVisual Engine) que melhoram a captura de imagem e maximizam a criatividade para fotos e vídeos, mesmo que sejam feitos à distância.
Com os recursos aprimorados da funcionalidade Nightography, disponível em outros modelos, fotos e vídeos capturados com o Space Zoom do Galaxy S24 são brilhantes em quaisquer condições, até se forem ampliados. Ao gravar vídeos, tanto as câmeras frontal quanto traseira estão equipadas com um Bloqueio Dedicado de ISP para redução de ruído.
As ferramentas de edição do Galaxy AI são mais um atrativo. Elas permitem apagar, recompor e remasterizar fotos. Um dos recursos é a Edição Generativa, que pode preencher partes do fundo de uma imagem com a Inteligência Artificial generativa. Se uma imagem estiver inclinada, a IA preencherá as bordas. Se um objeto precisar ser levemente movido, a tecnologia fará esse ajuste. Sempre que o Galaxy S24 utiliza a IA generativa para melhorar uma cena, surgirá uma marca d'água na imagem e nos metadados.
Vendas e live shop
O recurso de busca do Google pode não estar ativo ainda, mas os novos celulares da Samsung já estão à venda no Brasil desde a quarta-feira, 17. As entregas se iniciam no dia 24 de janeiro. A companhia fez um live shop na própria quarta para divulgar os lançamentos e ofertas (acesse aqui para saber como foi o evento online).
Para conhecer mais recursos e funções da nova linha, confira a apresentação no Unpacked aqui.