arrow_backVoltar

‘Clean Diesel’

Volkswagen é pressionada nos EUA

30.03.16

O Volkswagen Group of America promovia seus modelos como "clean diesel", antes de serem descobertas fraudes nos testes de emissão de poluentes.

Agora, a Federal Trade Commission argumenta, em queixa apresentada no tribunal federal norte-americano, que a Volkswagen, durante sete anos, "enganou os consumidores ao vender ou alugar mais de 550.000 carros a diesel com base em falsas alegações de que os automóveis eram de baixa emissão".

Em outubro passado, a FTC já havia anunciado ter unido forças com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA e com o Departamento de Justiça para investigar as campanhas publicitárias da Volks relacionadas a emissões de poluentes. A queixa agora diz respeito especificamente a uma série de anúncios criada pelo escritório de Los Angeles da Deutsch, principal agência da VW nos EUA desde 2009. A agência não respondeu ao Adweek sobre a questão.

Segundo James Kohm, diretor associado da divisão de fiscalização da Federal Trade Comission, a denúncia "foi feita porque a VW fez afirmações generalizadas, comprovadamente falsas (...): que os carros seriam amigos do meio ambiente, que teriam baixas taxas de emissão, incluindo as de óxido de azoto, e que os veículos teriam alto valor de revenda. Na realidade, agora que a verdade veio à tona, eles têm um valor extremamente baixo de revenda".

O órgão quer uma ordem judicial exigindo que a VW compense os consumidores que compraram ou alugaram qualquer um dos veículos afetados, entre o final de 2008 e 2015, bem como uma "liminar para impedir que a Volkswagen se envolva neste tipo de conduta de novo."

A FTC não esboçou um valor específico que quer que a VW pague aos consumidores, deixando essa questão para o tribunal.

No início de março, Michael Horn, CEO do Volkswagen Group of America, deixou a companhia (leia aqui), seis meses depois do escândalo de fraude ter estourado nos EUA (aqui).

Leia matérias do AdAge e da Adweek na íntegra aqui e aqui.

‘Clean Diesel’

/