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Igor Puga em papo com Joanna Monteiro
Joanna Monteiro, presidente do Clube de Criação, está de volta ao espaço Clube Conversa, no canal TV Clube de Criação, do YouTube, trocando ideias agora com Igor Puga, diretor de marketing do Santander.
Em tempos de pandemia, o papo rolou via Zoom.
A dupla aborda diversos assuntos, em pouco mais de 60 minutos.
Igor falou sobre o início de sua carreira, na Salles e detalhou sua passagem durante três anos pelo iG, uma espécie de startup, na época.
Contou também sobre sua relação com a Suno, agência que atende o Santander, e discutiu um pouco a opção por uma agência full service em contraponto à contratação de empresas especialistas. "Na Suno, há uma mistura muito feliz das duas coisas. E o Guga (Ketzer) sabe que não pode ser especialista em todas as disciplinas, mas que pode se associar a um especialista".
Ter células especializadas dentro de uma mesma empresa é uma opção importante, e adotada pela Suno, ressaltou Puga. Ele também falou no modelo das consultorias, muito mais próximo ao das produtoras, e chegou às questões ligadas aos atuais modelos de grande parte das agências e à divisão de trabalho dentro delas.
Sobre remuneração, disse: "Publicidade bem feita é um negócio artesanal. Sei que essa afirmação pode arrepiar muita gente, por contra da viabilidade econômica e da escala do negócio, mas acredito nisso. E se eu exijo um grau de profundidade maior, tenho que remunerar por isso". Também detalhou seu plano de remuneração variável: tanto dele, enquanto executivo do banco, quanto da agência.
Falou ainda sobre o papel da inovação no segmento bancário e o fato do Santander ter assumido que banco é varejo. "Dos anos 1970 para cá, o índice de inovação no segmento é baixíssimo. Usar canal digital é adaptação, não inovação. E resolvemos desafiar os dogmas deste mercado e assumir que somos varejistas. E como não falar de preço de produto sendo varejista?".
Descubra essa resposta, e muito mais, nesta conversa, que está, de fato, saborosa e imperdível.
E não deixe de se inscrever no canal do Clube no Youtube.
Semana que vem tem mais.
Espie também vídeo anterior, com Fernando Machado, CMO Global do Burger King, aqui.
Com Danielle Bibas, vice-presidente de marcas, comunicação e cultura corporativa da Avon, aqui.
Com Daniela Cachich, vice-presidente de marketing da PepsiCo Foods, divisão de Snacks, aqui.
Com Frank Pflaumer, vice-presidente de comunicação e marketing da Nestlé, aqui.
Com Ricardo Dias, vice-presidente de marketing da Ambev, aqui.
Com Eduardo Tracanella, diretor de marketing do Itaú Unibanco, aqui.
Com Marina Daineze, diretora de imagem e comunicação da Vivo, aqui.
Com Fred Battaglia, diretor de brand marketing communication para a América Latina da Fiat Chrysler Automobiles (FCA).
Com Silvana Balbo, diretora de marketing do Carrefour, aqui.
E com Eduardo Schaeffer, Diretor de Negócios Integrados da Globo, aqui.