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Fernando Julianelli (Mitsubishi) em papo com Joanna Monteiro
Joanna Monteiro, presidente do Clube de Criação, está de volta ao espaço Clube Conversa, no canal TV Clube de Criação, do YouTube, trocando ideias agora com Fernando Julianelli, Chief Marketing Officer da Mitsubishi Motors.
A empresa, vale lembrar, acaba de trocar de agência no Brasil (leia aqui).
Em tempos de pandemia, o papo rolou via Zoom.
A dupla abordou diversos assuntos, em pouco mais de 40 minutos de prosa.
Abrindo a conversa, Fernando falou sobre o impacto da pandemia na indústria automobilística e na Mitsubishi. O primeiro movimento, depois de cuidar das equipes internas da empresa, foi tratar de tornar a marca mobile first, e, depois, ajustar ou postergar as comunicações já planejadas. "A gente vende carro, mobilidade, e, de repente, tivemos de falar: 'fique e casa'".
O caixa, sem dúvida, virou o maior desafio neste período, o que levou a área de marketing, comandada por Julianelli, a ter de enfrentar diminuição de verba e renegociações com os parceiros.
Fernando contou também que viagens de carro pelo Brasil e pela América do Sul viraram foco de muitas pessoas, que, hoje, por conta do cenário pandêmico, não querem tão cedo viajar de avião. Essa é, segundo ele, uma bela oportunidade de mercado e está na mira da Mitsubishi.
"Estamos na era da conveniência e aprendemos, por conta das restrições impostas pela Covid-19, que o prato de macarrão se come quente e que temos de levar o carro até o cliente, imediatamente após receber um lead. Descobrimos um potencial de venda muito maior 'atacando' do que simplesmente esperando o cliente ir até a loja".
Fernando destacou também que está lidando com três lançamentos da marca, este ano - dois acabam de rolar e um ainda será neste semestre, e sublinhou a importância estratégica cada vez maior das agências de publicidade, oferecendo um leque mais amplo e diverso de profissionais, ainda que o modelo do negócio esteja mudando.
Explicou também a recente movimentação da marca rumo à uma nova agência. "Antes, estávamos sendo atendidos por um clínico geral muito bom e agora fomos para uma trinca de especialistas", ele descreve.
Por fim, comenta sobre seu plano "C" de vida: a cerveja vegana Praia.
Vai perder esta conversa? Nunquinha.
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Semana que vem tem mais.
Aproveite e espie vídeo anterior, com Fernando Machado, CMO Global do Burger King, aqui.
Com Danielle Bibas, vice-presidente de marcas, comunicação e cultura corporativa da Avon, aqui.
Com Daniela Cachich, vice-presidente de marketing da PepsiCo Foods, divisão de Snacks, aqui.
Com Frank Pflaumer, vice-presidente de comunicação e marketing da Nestlé, aqui.
Com Ricardo Dias, vice-presidente de marketing da Ambev, aqui.
Com Eduardo Tracanella, diretor de marketing do Itaú Unibanco, aqui.
Com Marina Daineze, diretora de imagem e comunicação da Vivo, aqui.
Com Fred Battaglia, diretor de brand marketing communication para a América Latina da Fiat Chrysler Automobiles (FCA).
Com Silvana Balbo, diretora de marketing do Carrefour, aqui.
Com Eduardo Schaeffer, Diretor de Negócios Integrados da Globo, aqui.
Com Igor Puga, diretor de marketing do Santander, aqui.
Com Paula Costa, vice-presidente de marketing da Diageo, aqui.
Com Alexandre Bouza, head de O Boticário, aqui.
E com Patricia Pessoa, Director of Marketing & Communications da Samsung, aqui.