Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Propostas/ Chapa 1 (Joana Mendes e Gabriela Moura)
Duas chapas foram registradas para concorrer à liderança do Clube de Criação nos próximos dois anos. Apresentamos aqui no Clubeonline, em notas separadas, as propostas de cada uma delas.
Abaixo, conheça o programa de gestão da Chapa 1. Para conferir o que propõe a Chapa 2 clique aqui.
"Uma chapa para o Clube de Criação não deveria surgir sem ter a mudança como seu principal propósito. E por mudança não estamos dizendo sobre ignorar tudo o que já foi feito e passou por uma instituição como essa (como a nossa) que preserva a história da propaganda brasileira desde que surgiu. Pelo contrário, é respeitar o patrimônio e ter consciência do que aperfeiçoar, onde melhorar, como aprimorar e quem pode nos ajudar a ressignificar essa área, devolvendo para a sociedade nossos feitos criativos.
A Chapa Preta surgiu do diálogo, de uma pergunta entoada no grupo dos Publicitários Negros: 'E se tivesse uma chapa com a gente?'.
Bastou isso para nos organizarmos e lançarmos a nossa candidatura, não sem antes estudar tudo o que já foi feito pelo Clube, para que, juntos, definíssemos um projeto consolidado com propostas verdadeiras e acessíveis para a entidade.
Nosso principal lema é que a diversidade alimenta a criatividade. Diversidade essa que se reflete em toda a chapa, principalmente por ser composta integralmente por pretas e pretos atuantes no mercado nacional, e também por ter duas mulheres na presidência: Joana Mendes, como presidenta, e Gabriela Moura, como vice-presidenta. Duas mulheres pretas e LGBTQIAP+; Joana de Rondônia e Gabriela de São Paulo. Aliás, o Clube só teve duas presidentes mulheres desde 1975, uma em 1993 e a atual presidenta. Nenhuma negra. Na Chapa Preta, além da Joana e Gabriela, temos outras pessoas LGBTQIAP+, gente além da cidade de São Paulo, vindos do interior do estado, de Rondônia, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso e Rio de Janeiro. Diversidade que é aplicada na prática, desde projetos pessoais sobre cultura popular, passando por experiências acadêmicas e publicações de livro sobre lutas sociais, até chegar no primeiro banco de imagens do mundo feito com e por mulheres negras. Porque a gente quer que o Clube de Criação seja o Clube de Criação do Brasil e que olhe para as potencialidades que temos em todos os cantos do país.
As propostas da Chapa Preta dizem muito sobre como o mercado vem pensando e mudando ao longo do tempo. Dentre elas, destacamos:
Criação de um Conselho Colaborativo, com pessoas do mercado à parte da diretoria, dentro da proporcionalidade da população, englobando pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e pessoas em situação de refúgio, com o intuito de analisar, debater e difundir os aspectos contemporâneos da criatividade - do como é feita até onde ela chega;
Parceria com o Observatório da Diversidade e entidades correlatas, visando promover e publicar pesquisas com dados estatísticos sobre a diversidade na propaganda brasileira;
Aproximar o Clube de estudantes de instituições menos visadas ou fora do eixo SP-RJ, com iniciativas que os façam acompanhar e engajar os debates do Festival do Clube de Criação e garantam fácil associação, buscando, ainda, potencializar o projeto dos Embaixadores do Clube de Criação;
Incentivar o aumento do número de associados negros e não-brancos. Em pesquisa realizada pela Chapa Preta nas redes sociais, vimos que 93% das 228 pessoas que demonstraram apoio não são associadas. Isso nos faz pensar, principalmente, de como levar o Clube para quem tem interesse de fazer parte dele e não sabe como;
Manter o Festival do Clube ativo e com os os temas mais atuais do setor, acessando as pessoas do mercado para compreender a pertinência do que será apresentado e feito;
Manter o Anuário do Clube de Criação, buscando revisar categorias como a de Estudantes, democratizando as inscrições de peças de escolas de criatividade, faculdades e universidades de todo o país. Ainda nesta categoria, queremos colocar profissionais do mercado à disposição dos estudantes para mentorias que os ajudem a criar e inscrever suas peças;
Tornar o Anuário um marcador do nosso tempo e um senso do movimento que o mercado da propaganda está construindo por fichas e equipes mais diversas (ano a ano a gente entende o quanto a indústria da comunicação vem se movimentando com relação a equidade);
Incentivar e reconhecer iniciativas e empresas que possuem ações efetivas para a equidade;
Pensar, junto da comunidade criativa do setor, em como premiar agências, produtoras, veículos e anunciantes do interior e de outros estados - fora do eixo Rio/SP - para reconhecer os trabalhos criativos regionais;
Elucidar o papel do Clube na comunicação brasileira, deixando evidente o que Clube faz e se inspirando em portais de transparência para que todos vejam o que está acontecendo dentro da gestão atual;
Criar iniciativas voltadas para que os sócios sejam mais participativos no Clube de Criação. Seja para votar em premiações, ou serem mais vocais durante a gestão;
Oferecer mais serviços e benefícios para sócios, por meio de parcerias, como: descontos em livrarias e cursos, workshops, palestras, mentorias com focos diversos, entre outros.
Buscar e estreitar relações com entidades internacionais de propaganda, a fim de projetar o comprometimento da publicidade brasileira com a diversidade, em consonância com projetos como, por exemplo, o Next Creative Leaders, do One Show, valorizando tanto novos talentos, quanto nomes já relevantes e experientes.
Criar um lab de inovação que funcionará como parte ativa do Festival do Clube plugando as mentes mais inovadoras do Brasil e do mundo aos sócios.
Todos os componentes da Chapa Preta estão abertos ao diálogo para alinhar essas e outras propostas, para termos um espaço vivo, em que todas e todos sejam bem-vindos, trazendo maior democracia e acessibilidade junto ao Clube.
'A Chapa Preta, a Chapa 1, surge com a ideia de renovar o Clube de Criação. Sem panelas, sem bolhas e sim com diversidade e vontade de transformação. Ninguém que é parte da chapa fez ou faz parte das diretorias anteriores. Além disso, queremos nos aproximar de pessoas e entidades que estavam distantes, ou que nem conheciam o trabalho do Clube, queremos levar o Clube para tantos lugares do país para tornar o Clube um lugar, cada vez mais, criativo, desejado e reconhecido por profissionais de dentro e fora do país', afirma Joana Mendes, presidenta da chapa.
'Uma chapa apenas com pessoas negras é plural por si só, porque a população negra é diversa e heterogênea. O que temos aqui são 14 perfis distintos, 14 histórias de vida diferentes e 14 desejos de tornar o Clube de Criação cada vez mais relevante, desejado e apreciado por profissionais de comunicação de todo o país. São pessoas comprometidas com o diálogo em prol de um bem comum', defende Gabriela Moura, vice-presidenta da chapa.
Antes de acontecer, a eleição para a nova gestão do Clube de Criação em 2021 já é um marco para nós. E, independente do resultado, sabemos que a mudança já está acontecendo a partir da nossa candidatura. Juntos com criativas e criativos do país, podemos iniciar um novo momento para a nossa área, com equidade, diálogo e ações efetivas para a mudança no que tange às mulheres, indígenas, negras e negros, pessoas LGBTQIAP+, pessoas das mais variadas regiões do país, PCDs, entre outras diversidades.
Os membros da Chapa 1:
Presidente
Joana Mendes
Vice-presidente
Gabriela Moura
Diretoria, por ordem alfabética
Alan de Sá
Epaminondas Paulino
Erick Willmer
Heitor Caetano
Israel Bastos
Jessyca Silva
Marcelo Augusto
Mariana Mendes
Pedro Balle
Renan Damascena
Robson Rodriguez
Thamara Pinheiro"
Atenção sócios do Clube em dia com sua anuidade: a eleição acontecerá APENAS no dia 25 de outubro e a votação será online. Um link para realização do voto será enviado por email, no próprio dia 25, para os sócios, vale repetir, em dia com a anuidade. Se sua anuidade não está em dia, procure imediatamente o Clube. Não perca a oportunidade de votar e participar.
Atenção 2: o email para os sócios será enviado uma única vez. Portanto, cadastre o seguinte endereço eletrônico, para que ele não caia na sua caixa de spam: envios@clubedecriacao.com.br.
Leia anterior sobre o assunto, aqui.
Dúvidas e acertos: e-mail clubedecriacao@clubedecriacao.com.br
Fone 55 11 3034 3021
Whatsapp 55 11-93704-2881