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Clube + YouTube

A mistura perfeita de game e experiência

21.10.22

O Clube de Criação e o YouTube Works, premiação do YouTube, estão juntos em uma curadoria de cases que utilizaram a plataforma de maneira criativa, eficaz e inovadora. Neste e nos próximos três dias, vamos apresentar alguns trabalhos finalistas ou premiados no 46º Anuário do Clube de Criação, cujos ganhadores serão conhecidos neste final de semana, no Festival do Clube, dias 22 e 23, no Memorial da América Latina.

O primeiro deles é “Expedição Enem”, uma ação que uniu o famoso gameplay do Fortnite com a experiência única do YouTube para ajudar os alunos do ensino médio a revisarem os últimos detalhes de seu conhecimento antes do grande exame. A iniciativa de entretenimento integrou o posicionamento de marca da Estácio com o universo imersivo do game e a capacidade de disseminar mensagens e atrair pessoas da plataforma de vídeos do Google.

O projeto foi premiado em setembro na terceira edição do YouTube Works, que reconhece as melhores campanhas exibidas na plataforma (leia aqui). No caso, “Expedição Enem” foi vencedor na categoria Best Work With Creators (com foco em trabalhos que elevam a parceria entre marcas e criadores a um outro nível).

A estratégia da campanha foi criada pela Artplan e reuniu diversas ativações que ajudaram os alunos a desbloquearem os segredos da prova, com desafios no TikTok, e-book, episódios de podcast preparatórios e um mapa no Fortnite - desenvolvido junto com a Fun, empresa do Grupo Dreamers.

A iniciativa consistiu em uma narrativa que dizia que o planeta havia sido invadido por extraterrestres que, descontentes com a forma que lidamos com o nosso planeta, vieram levar todo conhecimento da humanidade. Os jogadores lutam para mostrar que a raça humana é digna de manter essa inteligência, encarando os desafios de cinco Portais que representam os temas das provas do Enem: Gaia (Ciências da Natureza), Humânia (Ciências Humanas), Expressiva (Linguagens e Códigos), Exatidão (Matemática) e Ideária (Redação). O jogador teria de passar por todos eles para chegar ao final, derrotar o alienígena e “desbloquear o seu Enem”.

"O game faz um paralelo entre os desafios que os jogadores enfrentam no mapa criado em Fortnite e os do Enem, ajudando na preparação, motivando o estudante e tirando a tensão nessa reta final", comenta Felippe Mendonça, diretor de criação da Artplan. “Muito mais do que uma ativação no game, todas essas iniciativas levam a experiência com a educação para outro nível. Mostrando um jeito novo de aprender, que é a cara da metodologia da Estácio com aulas interativas e gameficadas”, completa Edu Guedes, diretor de marketing da Estácio.

O detalhe mais interessante da ação foi a forma como a plataforma de games foi integrada à de vídeos, gerando grande engajamento dos fãs em um período em que boa parte deles está envolvida com um dos mais importantes desafios de sua vida: prestar a prova do Enem. A gamificação teve um papel importante nos momentos prévios e tensos.

De um lado, a plataforma de gaming assume o papel de ambiente de produção. Do outro, o papel do YouTube é distribuir o conteúdo e estabelecer a conexão com o fandom. Só no Brasil, são 25 milhões de usuários diários e 3 milhões de canais de gaming no YouTube - é um potencial gigante. Tão gigante quanto a cobertura de uma prova nacional como o Enem”, diz José Lucas de Paula, Head of Creative Works do Google. “Unir o gameplay do Fortnite com a experiência do YouTube foi uma ideia engenhosa para a Estácio alcançar todo mundo que estava estudando pro Enem, com as questões que os YouTube gamers se desafiavam a responder”, finaliza.

Confira o filme que apresenta o projeto e o case abaixo.

Neste sábado, 22, destacaremos outro case e suas curiosidades. Aguarde!

 




Este conteúdo é um publieditorial do YouTube no Clubeonline. O “Pin” que marca esta nota, no alto à direita, quando vista na home, é uma identificação por este material ser diferenciado.

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