Clube + YouTube

Uma pausa, um vídeo e um cafezinho especial

22.10.22

O Clube de Criação e o YouTube Works, premiação do YouTube, estão juntos realizando a curadoria de cases que utilizaram a plataforma de maneira criativa, eficaz e inovadora. Nestes dias de Festival do Clube de Criação, vamos apresentar alguns trabalhos finalistas ou premiados no 46º Anuário.

Agora, trazemos #RespeitoAoTempo, campanha criada pela DPZ para Nescafé, que convidou o consumidor brasileiro a descobrir o mundo do café especial e fazê-lo refletir sobre a importância da relação das pessoas com o tempo. Os filmes abordaram a perspectiva de toda a cadeia do café – a partir da natureza, passando pela torra, até chegar ao ritual de preparo.

O projeto foi premiado em setembro na terceira edição do YouTube Works (leia aqui). “Respeito ao Tempo” foi vencedor na categoria The Unskippable (trabalhos que, de tão criativos, conseguem prender a atenção e engajar o público a ponto de ignorarem o skip, com destaque para criações que envolvem novos formatos, como TVs conectadas) e também na Meeting the moment (marcas que foram ágeis para reagir a um contexto cultural).

O detalhe curioso da ação é o uso de uma linguagem relaxante aos sentidos, conhecida como ASMR. Esse tipo de vídeo está ganhando destaque no YouTube, muito alimentado pela geração Z. No caso da campanha, houve uma perfeita adequação à ideia dos cafés especiais que, geralmente, são consumidos em um momento de desconexão.

O conceito da ação, “Quando você respeita o tempo, a vida tem um sabor especial”, surgiu a partir de um insight humano, que é a relação próxima e sensorial que temos com o tempo. “Descobrimos que, ao contrário de quem toma café tradicional, que normalmente busca estímulo e energia, quem escolhe o café especial quer aproveitar o momento para desconectar, cuidar de si, relaxar e se inspirar. Conectamos esses valores à realidade, mostrando tanto o cuidado das muitas mãos que se encarregam do café, desde a torra do grão, como o prazer de ritualizar o momento de preparo de uma bebida repleta de sabor e aroma”, explica Rachel Muller, diretora de cafés da Nestlé.

Destaque da campanha, o filme #RespeitoAoTempo, ao longo de quatro minutos, fez a audiência conhecer o preparo simples e intimista de um café especial coado, ao som da música “Paciência”, do cantor Lenine. “O filme em plano sequência, com duração de 4 minutos, mostra o tempo de preparo do café, sem cortes, convidando o consumidor a relaxar e reservar um pouco do seu tempo para fazer o mesmo", nos conta o diretor de criação da DPZ&T, Fabio Mozeli.

Para além do óbvio, vídeos relaxantes aos sentidos estão cada vez mais em alta, e estão sendo impulsionados pelo consumo da geração Z. O YouTube é destino de múltiplas intenções de conteúdo, e uma das mais relevantes é essa busca por vídeos que dão aquela pausa para a ‘massagem cerebral’. Apenas em 2021, foram mais de 65 bilhões de visualizações de vídeos relacionados a ASMR no YouTube”, revela José Lucas de Paula, Head of Creative Works do Google.

Esse modelo de vídeo, chamado Autonomous Sensory Meridian Response – na tradução literal Resposta Sensorial Autônoma dos Meridianos – promove sensação de relaxamento para muitos que os acompanham, obtendo respostas do corpo a algum estímulo sensorial.Na contramão de conteúdos curtos e freneticamente euforizantes, o case de Nescafé é um ótimo exemplo de marca que sabe pegar carona numa tendência emergente de vídeo. A recompensa é uma campanha que, de fato, presta um serviço às pessoas e, por isso, vai ter maior longevidade na plataforma”, conclui o executivo.

Confira abaixo o filme.

Leia e veja o case anterior, “Expedição Enem”, aqui.

Clube + YouTube